Executivo atribui a maior fatia do investimento às funções sociais.
“A grande novidade deste plano é que apresenta uma previsão relativa a todo o mandato, que precisará obviamente, no futuro, de alguns acertos. É um plano estável, que encurta as incertezas e traça uma linha de rumo para os próximos três anos. O objetivo é que os serviços da Câmara se concentrem mais na execução e não tanto na inovação”, explicou hoje o Presidente da Autarquia, em conferência de imprensa.
As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2015, cujo valor global é de 106 milhões de euros, destinam a maior fatia para as funções sociais (educação, saúde, segurança e ação sociais, habitação e serviços culturais, recreativos e religiosos) - 62,71% (mais de 38 milhões de euros).
Contudo, manutenção de jardins, arranjo de semáforos e buracos nos arruamentos, conservação de equipamentos e edifícios públicos são também alguns dos aspetos do espaço público que o Dr. Guilherme Pinto quer ver resolvidos, alguns dos quais já em 2015. Nos anos seguintes ficará completa a intervenção nos conjuntos habitacionais e a recuperação do piso.
A conclusão da requalificação do parque escolar e da construção de equipamentos sociais, a qualificação da malha urbana e um novo plano estratégico de mobilidade para o Concelho são igualmente apostas para o próximo ano.
O Orçamento para 2015 conta, em relação ao ano anterior, com menos 16 milhões de euros, na sequência do fim do quadro comunitário de apoio. Todavia, a Câmara dispõe de 11 milhões de euros resultantes de um empréstimo para fazer face a um conjunto de investimentos como a recuperação da Real Vinícola para ali acolher a Casa da Arquitetura, o Espaço Quadra da Rua Brito Capelo, a “Broadway”, a Casa do Design, a Casa da Memória e da Identidade de Matosinhos (a ser instalada no Palacete Visconde de Trevões), a requalificação do Mercado de Angeiras, a candidatura de Matosinhos à rede de Cidades Criativas da Unesco na categoria “Design”, entre outras obras necessárias.
A apresentação das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2015 contou com a presença do Vice-presidente da Autarquia, Dr. Eduardo Pinheiro, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, da Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, da Vereadora da Ação Social, Dr.ª Lurdes Queirós, do Vereador da Mobilidade, Dr. José Pedro Rodrigues, e da administradora da Matosinhos Sport, Engª. Helena Vaz.