A 23ª edição realizou-se no passado sábado, 9 de janeiro, sob condições atmosféricas muito difíceis que, ainda assim, não demoveram os 120 atletas de participar.
E mais uma vez a tradição cumpriu-se. Com uma história que passa já os 20 anos, esta corrida promovida pela ANDDI – Portugal (Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual), em colaboração com o Centro Dr. Leonardo Coimbra da Delegação da APPACDM de Matosinhos, e com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, Bombeiros e PSP de Matosinhos, para além do Agrupamento de Escuteiros de São Mamede Infesta, aconteceu nas ruas circundantes ao edifício da Câmara Municipal no passado sábado, dia 9 de janeiro.
As condições atmosféricas extremamente difíceis com chuva, vento e frio, num piso molhado e escorregadio, dificultaram o desempenho dos 120 participantes, mas não demoveram o seu empenho.
Os internacionais gaienses Tiago Neves e Raquel Cerqueira foram os grandes vencedores da tarde, escrevendo pela 2ª vez os seus nomes no historial desta clássica pedestre. Nos restantes escalões triunfaram Bruno Cardoso e Margarida Ribeiro (ambos do Clube Gaia) na competição adaptada, enquanto Nuno Fernandes (também do Clube Gaia) e Elsa Taborda (APPACDM Matosinhos) em síndrome de Down.
A chuva abundante não impediu a iniciativa dos inúmeros atletas e familiares de se lançarem à estrada para realizar a habitual caminhada e atividade adaptada, não tendo sido infelizmente possível efetuar as provas para participantes com mobilidade reduzida, quer ambulantes, quer em cadeira de rodas.
Mais uma edição onde imperou o bom clima desportivo. Até para o ano.