Desde 2014 que a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM), promove, no âmbito do seu serviço educativo, o projeto “Grande Pesca Sonora”.
Trata-se de um extenso programa de oficinas de música, arte multimédia e escrita criativa que termina numa apresentação juntando dezenas de alunos com músicos da OJM.
Cada “Grande Pesca Sonora” parte de um tema, que é desenvolvido ao longo do ano letivo com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
Depois do ano zero (2014), da edição “Pregões e Padrões” (2015), “Missão ao Fundo do Mar” (2016) e “Plantas, Plantas com Música” (2017), este ano o tema é “Velocidade de Cruzeiro”, inspirado na dinâmica criada com o Terminal de Cruzeiros de Leixões.
No presente ano letivo, os músicos da OJM trabalharam com os alunos das Escola Secundária Augusto Gomes, Escola Secundária Gonçalves Zarco, Jardim Escola João de Deus e Escola de Música Óscar da Silva.
Os alunos, com idades entre os 4 e os 18 anos, participaram neste projeto de criação, a partir de uma obra realizada por João Canijo, com música de Mário Laginha.
O resultado deste trabalho será apresentado no dia 26, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, em duas sessões: 18h00 e 21h30. A entrada é livre, mediante a lotação do espaço.