OJM apresentou dois momentos musicais à “Velocidade de Cruzeiro”
A Grande Pesca Sonora, projeto da Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) em parceria com as escolas de Matosinhos, regressou ontem, 26 de maio, ao palco do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery com a apresentação de duas sessões musicais, pelas 18h00 e 21h30, fruto do trabalho desenvolvido durante este ano letivo pelos músicos da OJM e de quatro escolas de Matosinhos.
Os espetáculos juntaram os alunos destas escolas aos músicos da OJM no palco do Nery, após um longo trabalho de criação e performance musical, artes visuais, oficina literária e de movimento.
Depois do ano zero (2014), da edição “Pregões e Padrões” (2015), “Missão ao Fundo do Mar” (2016) e “Plantas, Plantas com Música” (2017), este ano o tema base da Grande Pesca Sonora foi “Velocidade de Cruzeiro”, inspirado pela dinâmica criada à cidade de Matosinhos pelo Porto de Leixões, e mais concretamente pelo Terminal de Cruzeiros.
Recorde-se que desde 2014 que a OJM promove, no âmbito do seu serviço educativo, o projeto “Grande Pesca Sonora”, um extenso programa de oficinas de música, arte multimédia e escrita criativa que termina numa apresentação juntando dezenas de alunos com músicos da OJM.
Trata-se de estimular as competências musicais e artísticas de alunos de Matosinhos, os quais tiveram a oportunidade de construir em conjunto com os músicos da OJM um concerto original.
Cada “Grande Pesca Sonora” parte de um tema, que é desenvolvido ao longo do ano letivo com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
Durante este ano letivo, a OJM trabalhou com os alunos das Escola Secundária Augusto Gomes, Escola Secundária Gonçalves Zarco, Jardim Escola João de Deus e Escola de Música Óscar da Silva.
Os alunos, com idades entre os 4 e os 18 anos, participaram neste projeto de criação, a partir de uma obra realizada por João Canijo, com música de Mário Laginha.
Constituída a 15 de Dezembro de 1999, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, a OJM é uma instituição sem fins lucrativos que cumpre o papel de uma Orquestra Nacional de Jazz.
Dirigida por Pedro Guedes e Carlos Azevedo, tem colaborado com nomes tão diversos como Maria Schneider, Carla Bley, Lee Konitz, John Hollenbeck, Jim McNeely, Kurt Rosenwinkel, João Paulo Esteves da Silva, Carlos Bica, Ingrid Jensen, Bob Berg, Conrad Herwig, Mark Turner, Rich Perry, Steve Swallow, Gary Valente, Dieter Glawischnig, Stephan Ashbury, Chris Cheek, Ohad Talmor, Joshua Redman, Andy Sheppard, Dee Dee Bridgewater, Maria Rita, Maria João, Mayra Andrade, Manuela Azevedo, Sérgio Godinho, entre muitos outros.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
