O Teatro Municipal de Matosinhos- Constantino Nery acolheu ontem mais uma edição do projeto “Grande Pesca Sonora”. Presente esteve o Vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
Desde 2014 que a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM), promove, no âmbito do seu serviço educativo, o projeto “Grande Pesca Sonora”.
Trata-se de um extenso programa de oficinas de música, arte multimédia e escrita criativa que termina numa apresentação juntando dezenas de alunos com músicos da OJM.
A “Grande Pesca Sonora” inclui a realização de vários concertos em diferentes alturas do ano letivo: o Prelúdio [dezembro], o 2,5,1 [fevereiro], o Interlúdio [março/abril], a Grande Pesca Sonora [maio] e o Poslúdio [junho].
Este ano o tema escolhido foi “Música com plantas, plantas com Música”. As plantas têm inspirado a criação musical de muitos músicos e compositores. O trabalho criativo foi pensado com e sobre as plantas, incidindo na integração destas no processo de criação e na performance musical.
As duas sessões deste concerto contaram com a participação dos músicos da Orquestra Jazz de Matosinhos, alunos da Escola Secundária Augusto Gomes, da escola Scholé, da Escola Secundária Gonçalves Zarco, e de utentes do Lar Sant’Ana. Pretendeu-se com este projeto estimular as competências musicais e artísticas de alunos e cidadãos seniores.