
Três novos murais
Mr. Dheo, ARM Collective e o hispano-argentino Felipe Pantone pintam empenas do Hotel Amadeos, do Bairro da Biquinha e da Lionesa – as três novas peças do roteiro de street art de Matosinhos.
Ainda mais cor para Matosinhos. Depois dos murais de graffiti pintados em julho pelos writers Pariz One, Hazul e Katre, o projeto de arte urbana “Up There” vai ficar concluído na próxima semana com as intervenções do português Mr. Dheo, do argentino Felipe Pantone e da dupla ARM Collective. Mr. Dheo começa hoje a encher de arte a enorme empena, com cerca de dez pisos de altura, do Hotel Amadeos. Nos próximos dias, o ARM Collective e Pantone iniciarão as suas intervenções numa fachada do Bairro da Biquinha junto à Estrada de Circunvalação e no espaço do Centro Empresarial Lionesa.
Integrada na programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, a apresentação do novo roteiro de arte urbana de Matosinhos - fruto da colaboração entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Lionesa (parceria responsável também pela criação, em 2014, daquele que continua a ser o maior mural de graffiti do país) - está marcada para a próxima quarta-feira, 7 de setembro.
Mr. Dheo, que assegura também a curadoria do projeto, é um dos mais conhecidos writers portugueses e tem obra realizada em vários países e três continentes. Felipe Pantone nasceu em Buenos Aires e mora em Espanha. Desde 2006, pintou já paredes em todo o mundo, combinando (e contaminando) as linguagens artística, científica e eletrónica. Composto por Miguel Caeiro e Gonçalo Ribeiro, o duo ARM Collective tem criado obras de grandes dimensões em várias zonas do país, sendo responsável pela ilustração do épico “Os Lusíadas” numa série especial publicada pela revista Visão.
Saliente-se que o projeto “Up There” apostou em alargar a arte urbana a dois bairros sociais da cidade (Carcavelos e Biquinha), que passam a contar com obras concebidas pelo francês Katre e pelo ARM Collective, respetivamente. Para além de requalificarem o espaço urbano, promovendo a integração daquelas urbanizações no tecido urbano e na rota de arte urbana de Matosinhos, os murais de graffiti constituem um gesto de democratização da arte, contribuindo também para a dinamização e diversificação turística da cidade.
Para além dos três murais pintados em julho, a rota de arte urbana de Matosinhos conta já com o mural da Lionesa e com as obras recentemente concebidas para a Galeria P55, para a Escola Secundária Augusto Gomes e para a Escola do Estádio do Mar. Ainda este mês, a zona de Matosinhos-Sul acolherá ainda a segunda edição do festival Desenlata.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
