
Ministra do Mar anuncia investimento de 430 milhões de euros para Matosinhos
Na última década, os portos do continente cresceram 42% na carga total e 180% na carga contentorizada (TEU). Para este crescimento no sistema portuário contribuíram os resultados alcançados por Leixões e Sines. Só desde o início de 2017, o crescimento de Leixões na carga total ronda os 12% (+ 174 m Ton).
Os dados foram avançados hoje por Ana Paula Vitorino.
A Ministra do Mar falava hoje de manhã no Terminal de Cruzeiros de Leixões, na apresentação da estratégia para o aumento da competitividade portuária (2017-2026). Entre as várias metas que o Governo pretende alcançar está o aumento de 200% na movimentação de contentores nos portos comerciais do continente.
A sessão de abertura ficou a cargo do Presidente da Câmara de Matosinhos, Eduardo Pinheiro. “Matosinhos e o mar são duas palavras que sempre conviveram lado a lado. O mar tem sido o motor de desenvolvimento da cidade. Somos uma cidade portuária. O Porto de Leixões é um exemplo incontornável de competência e que nos inspira”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, na sua intervenção.
No total, a estratégia governamental assenta em 24 projetos em todo o país, num investimento a rondar os 2,5 mil milhões de euros.
Com esta estratégia, o Governo aposta em criar postos de trabalho e impulsionar o crescimento económico.
Para Leixões está previsto um investimento de 429,5 milhões de euros.
De acordo com Brogueira Dias, presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), entre os projetos previstos estão a construção do novo terminal de contentores, a reconversão do terminal de contentores sul, o aumento da eficiência de graneis sólidos e alimentares, e uma maior rentabilidade da plataforma multimodal logística.
O novo terminal de contentores (fundos- 14 M ZH) pretende responder ao acréscimo de tráfego no segmento de contentores e à progressiva maior dimensão de navios à escala global. Este projeto permitirá, entre outros aspetos, duplicar a capacidade do porto no que respeita a contentores para cerca de 1,5 milhões de TEU.
Já a reconversão do terminal de contentores sul proporcionará, entre outras metas, o aumento da capacidade de movimentação de contentores em cerca de 26%.
Quanto à plataforma multimodal logística (pólos 1 e 2), um dos objetivos é aumentar a capacidade de armazenagem e em segunda linha, a eficiência e a promoção da intermodalidade na Área Metropolitana do Porto.
Está ainda prevista uma intervenção no terminal de granéis sólidos e alimentares com vista ao aumento de competitividade e redução dos níveis de poluição nas operações de transporte e descarga.
Também Rui Moreira, Presidente da Câmara do Porto, destacou os investimentos previstos e a sua importância face às novas tendências do comércio internacional.
Presentes na cerimónia estiveram ainda a presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, a Vereadora do Ambiente, Joana Felício, autarcas de Gondomar e de Viana do Castelo, a deputada da Assembleia da República, Luísa Salgueiro, entre outros convidados.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
