
Sob o comando do Capitão de Mar e Guerra Norbert Schatz e depois de ter saído de Kiel a 31 de Agosto, o veleiro efectuou até agora visitas aos portos de Gijon/Espanha, Málaga/Espanha, Toulon/França e Ibiza/Espanha. Esta 146a viagem é a primeira Viagem de Formação ao Estrangeiro sob a chefia do Capitão de Mar e Guerra Norbert Schatz, o qual assumiu o comando do Navio-Escola da Marinha Alemã em Fevereiro de 2006.
Além da tripulação fixa, composta por 95 elementos, fazem ainda parte da mesma 105 homens e mulheres aspirantes a oficial da Marinha, os quais, no âmbito da sua formação de oficiais da Marinha, recolhem as suas primeiras experiências de navegação, assumindo missões de representação da República Federal da Alemanha. Tanto no porto de Málaga como no de Ibiza teve lugar uma troca de participantes no curso, pelo que, no final desta 146a Viagem de Formação ao Estrangeiro, mais de 270 cadetes do ano VII/2006 terão concluído a sua formação náutica de base no GORCH FOCK.
O navio-escola GORCH FOCK, construído em 1958 nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, é uma barca de 3 mastros, com 23 velas com uma área total de 2037 m2, as quais são manobradas exclusivamente à mão neste grande veleiro de 89 m de comprimento, o que torna necessário, para além dos trabalhos na tolda , subir também aos mastros que atingem os 45 m de altura.
O nome do navio deve-se a Johann Kinau. Johann Kinau, que nasceu em 1880 em Hamburgo e era filho de um pescador de alto mar, tornou-se conhecido como escritor com o pseudónimo de „Gorch Fock". O seu amor pela navegação e pela costa foi expresso em variadas novelas. Johann Kinau tombou na Batalha de Skagerrak em 1916 a bordo do cruzador „Wiesbaden".
O "Gorch Fock" é o segundo navio com este nome e o quinto da sua classe. Os quatro navios-irmãos oriundos da Alemanha "Sagres" (Portugal), "Eagle" (EUA), "Tovarish" (Ucrânia) e "Mircea" (Roménia) são igualmente navios-escola.
Durante a visita ao Porto de Leixões, o GORCH FOCK irá estar aberto ao público no domingo, 3 de Dezembro, das 14 às 17 horas, no âmbito de uma iniciativa OPEN SHIP.
Na terça-feira, 5 de Dezembro, às 10 horas, o mote será "Todos a bordo e soltem-se as amarras" e o navio-escola da Marinha Alemã voltará a deixar o Porto rumo a Kiel, a fim de chegar ao seu porto a 21 de Dezembro, a tempo do Natal.