Jorge Pinheiro é um artista que não necessita de grandes apresentações, ou não fosse um dos fundadores (com Ângelo de Sousa, Armando Alves e José Rodrigues) do célebre grupo Os Quatro Vintes, que marcou indelevelmente o panorama artístico português no final da década de 1960. A exposição “De Tempos a Tempos III”, que será inaugurada no próximo sábado, 7 de novembro, na Galeria Municipal de Matosinhos, constitui, assim, uma oportunidade para conhecer um conjunto de trabalhos que abarca várias épocas da produção artística de Jorge Pinheiro, incluindo pinturas a óleo, estudos, desenhos e esculturas.
Comissariada por Laura Castro, a exposição é representativa da obra “multímoda, conflituante e harmoniosa” que Jorge Pinheiro construiu ao longo o seu percurso artístico. Parte dos papéis e das investigações do artista, em que este considera que “a imagem [é] feita para significar uma coisa diversa daquela que se vê com os olhos”, incluindo também as fases seguintes do processo criativo até chegar à visualidade final. A exposição ficará patente até 27 de Fevereiro de 2016.
Com um percurso expositivo vasto, Jorge Pinheiro tem mostrado a sua produção – por vezes no formato antológico, outras vezes no formato monográfico, em que uma única pintura e respetivos estudos exprimem o seu método de trabalho – em algumas das principais galerias nacionais. Artista de renome a nível nacional e internacional, nasceu em Coimbra a 7 de Outubro de 1931 e ingressou na Escola de Belas Artes do Porto, onde cursou Pintura entre 1955 e 1963. Terminou a licenciatura com a classificação de 20 valores.
Exposição
“De Tempos a Tempos III”, de Jorge Pinheiro
7 de novembro a 27 de fevereiro de 2016
Inauguração 7 de novembro (sábado) pelas 17h00
GALERIA MUNICIPAL
Horário da Galeria de 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30