
Durante os dias 2, 3 e 4 de Janeiro, decorreu no Centro de Desportos e Congressos a Gala Volei “Orlando Ramos”, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Matosinhos Sport – Empresa Municipal de Desporto, e que contou com o apoio técnico do Leixões Sport Clube e da Associação de Voleibol do Porto.
A Gala decorreu nas Naves Costa Pereira e Ilídio Ramos, no Centro de Desportos e Congressos, e contou com a presença de equipas masculinas e femininas dos vários escalões de formação de Clubes convidados para esse efeito – Vitória de Guimarães, Sporting de Espinho, Castelo da Maia, Académica de Espinho, Ala Nun´Alvares e Académica de S. Mamede - para além do Leixões S.C., contabilizando assim um total de várias centenas de atletas (cerca de 700). O Vice-Presidente da Câmara, Dr. Nuno Oliveira, fez questão de estar presente neste evento onde o voleibol foi “rei”.
Esta Gala destinou-se a homenagear Orlando Ramos, por muitos considerado o “Pai do Voleibol”, personalidade que apresentou um percurso notável neste desporto, que abraçou há mais de 60 anos. Foi no ano de 1944 que, segundo o próprio, tomou pela primeira vez contacto com a modalidade através de uma rede de voleibol montada no areal da praia de Matosinhos. Hoje em dia, mais afastado, acompanha a modalidade com todo o interesse, continuando a granjear estima e consideração entre todos os agentes envolvidos.
Depois de ter passado pelo Andebol e pelo Basquetebol, foi no Voleibol que descobriu a sua paixão, desempenhando vários cargos no Leixões Sport Clube: fundador da modalidade no Clube, jogador, chefe de secção, dirigente, tendo ainda exercido funções na Associação de Voleibol do Porto e na Federação Portuguesa de Voleibol.
Refira-se também que Orlando Ramos é pai de Ilídio Ramos, que enquanto praticante e treinador foi, sem dúvida, um dos expoentes máximos do Voleibol Português.
Desde 1946, ano em que conquistou o seu primeiro título até aos nossos dias, foram muitos os troféus arrecadados pelo clube de sempre de Orlando Ramos, o Leixões Sport Clube, no que diz respeito à modalidade: 8 vezes campeão nacional sénior masculino (mais um titulo da 2º divisão) e 15 vezes campeão nacional sénior feminino. A estes troféus devem-se ainda somar 3 títulos nacionais de divisões inferiores, 23 títulos nacionais nos vários escalões de formação, sendo que 12 destes foram obtidos nesta última década, o que demonstra a vitalidade que a modalidade apresenta no Clube.
Quem sabe se não estaremos a assistir ao nascimento de uma nova geração de atletas que possam vir a atingir o reconhecimento que homens e mulheres como Sotter Ramos, Costa Pereira, António Rijo, Humberto Silva, António Cruz, Pedro Cardoso, Vera, Cristina e Teresa Costa Pereira, Emília e Cristina Pereira (que viria a tornar-se Atleta Olímpica na vertente de Voleibol de Praia), Julieta Albuquerque, Helena Ferreira, Luísa Rijo, entre tantos e tantos outros, atingiram, ajudando a fazer a mística do Leixões, transformando-o num clube ecléctico e vencedor que levou – e continua a levar – o nome de Matosinhos bem longe.

