
Cerca de 2500 pessoas participaram na festa do desporto de Matosinhos
Sob as cores e o lema da Igualdade no Desporto, foram homenageados aqueles que alcançaram títulos coletivos de âmbito distrital, nacional e internacional nas épocas desportivas 2020/21 e 2021/22 ou títulos individuais, fazendo parte de clubes do Concelho, de igual grandeza nos anos de 2020 e 2021.
A esta distinção juntaram-se, pela primeira vez, atletas individuais que, embora não integrem clubes do Concelho, residem em Matosinhos e alcançaram títulos nacionais e internacionais de relevo nas referidas épocas.
Foram mais de 360 títulos distritais, nacionais e internacionais, campeões da Europa e do Mundo, obtidos em 26 modalidades diferentes (andebol, andebol de praia, atletismo, badmington, basquetebol, bilhar, bodyboard, ciclismo/btt, futebol, futebol de praia, futsal, ginástica, golfe, karaté, kickboxing, natação, orientação, patinagem artística, skateboarding, surf, triatlo, vela, vietvoodao, voleibol, voleibol de praia e xadrez) que envolveram 65 equipas e cerca de 1200 atletas de 35 associações desportivas do concelho.
O evento, que contou com mais de 2500 pessoas na bancada e nas cadeiras de plateia, teve intervenções de Vasco Pinho, Vereador do Desporto da Autarquia, de Tiago Brito, um atleta formado na Associação Recreativa de Freixieiro, Campeão do Mundo de Futsal em 2021 e da Europa em 2022, bem como de Luísa Lopes, Presidente do Rolar Matosinhos; teve ainda momentos de animação, em especial com as participações do coral Ensemble Vocal Pro Musica, que interpretou “We Are The Champions”, e a Bling Crew, grupo de hip hop, e outro especial, antes da entrega de prémios aos clubes e aos atletas, em que o presidente da Cidade Social - Rede dos Municípios Amigos do Desporto, Pedro Mortágua Soares, entregou ao Município de Matosinhos o galardão correspondente ao sexto ano consecutivo de título de Município Amigo do Desporto.
Foi também realizada uma homenagem a António Rijo com entrega de trofeu e oferta à família. António Rijo foi atleta, treinador, dirigente, ícone do voleibol do Leixões SC e do desporto nacional. Ao longo da sua carreira desportiva, quer como atleta quer como treinador, conquistou inúmeros títulos nacionais. Foi capitão da Seleção Nacional durante nove anos e orientou as seleções nacionais masculina e feminina.
Ao serviço da autarquia de Matosinhos, desempenhou as funções de Vereador e administrador da empresa municipal Matosinhos Sport.
Pela Autarquia marcaram presença Carlos Mouta, Vice-presidente, e os Vereadores Vasco Pinho e Marta Pontes, além de diversos membros da Assembleia Municipal, dos Administradores das empresas municipais, Henrique Calisto e Helena Vaz (respetivamente, da Matosinhos Sport e da Matosinhos Habit), os Presidentes das Uniões de Freguesia, Leonardo Fernandes (São Mamede de Infesta e Senhora da Hora) e Pedro Gonçalves (Custóias, Leça do balio e Guifões) e também Fernando Monteiro e João Torres, representantes das União de Freguesia de Matosinhos Leça da Palmeira e da União de Freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, respetivamente.