
Homenageados mais de 150 alunos e profissionais do ensino público e privado
A Gala da Educação de Matosinhos decorreu ontem, sábado, no auditório da Exponor perante uma plateia de cerca de 700 pessoas, entre elas, estudantes, professores, famílias, membros das direções escolares e do executivo municipal.
A cerimónia, que aconteceu pela primeira vez em Matosinhos, pretendeu prestigiar a Educação e todos os que para ela trabalham diariamente. Durante a sessão, foi reconhecido o trabalho de profissionais e alunos do ensino público e privado do concelho, sendo atribuídas distinções ‘Quadro de Excelência Municipal’, ‘Quadro de Valor Municipal’ (desde o 1.º ciclo ao ensino superior) e ‘Menções Honrosas’ a personalidades distinguidas pelo seu desempenho, dedicação e profissionalismo ao longo do exercício das suas funções na área da educação.
Coube ao vereador da Educação da Câmara de Matosinhos a abertura da sessão. “Os alunos e as alunas que estão aqui hoje, e que quero, pessoalmente, felicitar, merecem o nosso aplauso, a nossa admiração, por perceberem que a escola é, por excelência, um espaço de crescimento, de aprendizagem e de oportunidades. Quisemos também com esta iniciativa mostrar-vos que os resultados são importantes, sem dúvida, mas que no mesmo prato da balança, estão os comportamentos, as atitudes, as iniciativas que fazem da escola e, consequentemente, da comunidade e do mundo um espaço melhor”, salientou. “Que esta Gala seja a primeira de muitas, e que possa ter um papel impulsionador da mudança positiva que queremos ver nas nossas escolas”, concluiu.
As distinções atribuídas referem-se ao ano letivo 2022/2023, tendo sido homenageados 158 elementos da comunidade educativa, envolvendo alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino básico, ensino secundário e ensino superior, professores e personalidades da educação, dos estabelecimentos de educação e ensino público e privado do concelho.
Os prémios ‘Quadro de Excelência Municipal’ tiveram como objetivo reconhecer os estudantes que em cada final de ciclo de escolaridade tenham revelado, quer no domínio curricular, quer no domínio dos complementos curriculares, excelentes resultados escolares e académicos. Os galardões ‘Quadro de Valor Municipal (individual e coletivo)’ pretenderam reconhecer os estudantes que em cada ano letivo tenham revelado grandes capacidades ou atitudes exemplares de superação das dificuldades ou desenvolvido iniciativas/ projetos ou ações de benefício claramente social ou comunitário ou de expressão de solidariedade na escola ou fora dela. Por fim, as ‘Menções Honrosas’ distinguiram o desempenho, dedicação e profissionalismo de diferentes individualidades, ao longo do exercício das suas funções na área da educação.
A presidente da Câmara de Matosinhos associou-se à Gala da Educação. "É tempo de felicitar alunos, famílias, docentes e todos quantos, todos os dias, dão muito de si para fazer face ao desafio constante que é garantir as melhores opções para as aprendizagens e para o crescimento das nossas crianças e jovens" afirmou a presidente da autarquia.
A cerimónia incluiu ainda uma apresentação de todas as medidas municipais para a Educação, assim como uma atuação surpresa com um momento musical por parte do grupo ‘Ópera de Bolso’.


































