Novo serviço prestado na Loja do Munícipe inclui apoio ao investidor
Dois milhões e 300 mil é o número de emigrantes portugueses que, em 2016, se encontravam espalhados por 178 países do mundo. Segundo os dados da Organização das Nações Unidas, o número chega aos 5 milhões e 700 mil se forem contabilizados os luso-descentes.
A pensar nos cidadãos que tenham estado ou que continuem emigrados, o Governo tem vindo a criar gabinetes de apoio ao emigrante, existindo, neste momento, 133. O município de Matosinhos aderiu hoje, através da assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal, a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas.
A cerimónia decorreu hoje no Edifício dos Paços do Concelho e contou com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do Secretário de Estado das Comunidades Portugueses, José Luís Carneiro, e do diretor Geral da Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Jorge Oliveira.
Presentes estiveram ainda o Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, os vereadores da Educação, António Correia Pinto, e da Cultura, Fernando Rocha, o presidente da união das freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, entre outras individualidades.
O Gabinete de Apoio ao Emigrante dará apoio nas questões sociais, jurídicas, económicas, de investimento, de emprego e de educação relacionadas com o processo de regresso a Portugal. A pensar na reinserção dos portugueses que regressem, será ainda dado apoio em processos de licenciamento de obras e projetos, comércio ou indústria.
Para Luísa Salgueiro, este novo desafio enquadra-se já no projeto criado pela autarquia de implementação do Museu da Diáspora e da Língua Portuguesa, enaltecendo a relação de proximidade dos emigrantes com Matosinhos.
Além do Gabinete de Apoio ao Emigrante, será criado um Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, com o objetivo de promover as potencialidades económicas do Concelho de Matosinhos junto das comunidades portuguesas no estrangeiro.
“Mais de 90% dos emigrantes portugueses quando regressam a Portugal, voltam à sua freguesia ou município de origem. Daí a importância dos municípios para manter esta ligação à sua terra de origem”, disse José Luís Carneiro, frisando, ainda, a importância da recolha do acervo museológico para o futuro Museu da Diáspora e da Língua Portuguesa que será realizada pelo Gabinete de Apoio ao Emigrante de Matosinhos.
Ambos os serviços funcionarão na Loja do Munícipe dos Paços do Concelho. Quem não puder deslocar-se presencialmente a Matosinhos, poderá enviar os seus pedidos de apoio para o seguinte endereço eletrónico: gae@cm-matosinhos.pt
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
