Escolhida candidatura conjunta dos Municípios de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.
“É mais uma grande vitória da Frente Atlântica. Este evento internacional de vela enquadra-se perfeitamente nas nossas ambições de promover o turismo da região e de Portugal. É o exemplo- e apenas o primeiro- de que a união faz a força”, adianta o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto.
A candidatura da Frente Atlântica foi escolhida, em detrimento de outras cidades europeias que pretendiam organizar, em 2015, o Campeonato da Europa de 49er.
Trata-se de uma modalidade olímpica da Vela, cuja embarcação é tripulada por duas pessoas e que tem como característica principal ser extremamente rápida. Apesar de ser uma classe recente, Portugal tem estado na linha da frente nos principais campeonatos internacionais. Nos Jogos Olímpicos de Londres – 2012, os representantes portugueses conquistaram o 8º lugar, correspondente ao Diploma Olímpico.
Promovido pela International 49er Class Association, o Campeonato Europeu de 49er - 2015, realiza-se em Julho, sendo que será a última grande competição internacional antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
São esperadas, pelo menos, 120 embarcações a participar neste evento que envolverá cerca de 500 pessoas, entre velejadores, técnicos, famílias e membros da organização.
A candidatura, em parceria com a “Douro Marina Sailing Academy”, prevê um conjunto alargado de infra-estruturas e vários campos de regata (3 ou 4) que serão geograficamente distribuídos de forma a potenciar o maior impacto económico nos três municípios.