83 entidades públicas e privadas concertam estratégia para a criação de emprego.
Os municípios de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia apresentaram uma candidatura conjunta ao Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), no âmbito do Acordo de Parceria entre Portugal e a Comissão Europeia (2014-2020) e no quadro da prossecução dos objetivos da Estratégia Europa 2020.
O DLBC visa especialmente promover, em territórios específicos, a concertação estratégica e operacional entre parceiros, orientada para o empreendedorismo e a criação de postos de trabalho.
A candidatura da Frente Atlântica envolve a participação de 83 entidades- 55 privadas e 28 públicas- e intervirá num território que abrange a União de Freguesias São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, (Matosinhos), as freguesias Bonfim e Campanhã, (Porto) e Avintes e Oliveira do Douro (Vila Nova de Gaia) num total de 141.673 habitantes (de acordo com censos de 2011).
A primeira fase de pré-qualificação da candidatura da Frente Atlântica do Porto foi já aprovada. A segunda fase da candidatura, com vista à construção da Estratégia de Desenvolvimento Local com o envolvimento de toda a parceria, começou já a ser preparada. No passado dia 3 de julho, realizou-se a primeira Assembleia Geral de Parceiros, na Escola Básica de Matosinhos, presidida pelo presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto.
Da Mesa da Assembleia Geral fazem parte a Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos (colégio eleitoral de Matosinhos), A Benéfica e Previdente, Associação Mutualista (colégio eleitoral do Porto) e a Gaiurb, Empresa Municipal (colégio eleitoral de Vila Nova de Gaia).
O Conselho de Administração eleito é composto pelas três câmaras municipais da Frente Atlântica do Porto, IPAV – Instituto Padre António Vieira, Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, Santa Casa da Misericórdia do Porto e Cooperativa Sol Maior.
Desde a passada segunda-feira que decorrem quatro Workshops Temáticos com a participação das entidades parceiras subordinados aos seguintes temas: “Pessoas desempregadas, especialmente de LD e com perfil de empregabilidade”, “Crianças e jovens com problemas de abandono, insucesso e absentismo escolar”, “Pessoas com perfil de empregabilidade difícil ou inempregáveis (grupos vulneráveis)”, “Pessoas com iniciativa empresarial” – Essencialmente direcionada para as Atividades Económicas.