Presidente da Câmara de Matosinhos considera que houve “uma mudança de paradigma” no setor.
“Matosinhos é a capital da gastronomia. Temos o maior número de restaurantes por metro quadrado. Somos a sala de jantar da Área Metropolitana do Porto e do norte. Apostamos na campanha World’s Best Fish, porque o nosso peixe é o melhor do mundo”, declarou o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
Guilherme Pinto falava hoje na sessão de abertura do Fórum “Investir na restauração, investir em Portugal”, evento promovido pela PRO.VAR, no âmbito da 25ª edição da CERANOR- Casa, Hotelaria, Decoração e Brindes), na Exponor.
O autarca salientou que “o sector da restauração demonstrou a capacidade de se adaptar aos novos tempos”. “Há hoje uma mudança de paradigma. Oferecemos hoje um produto de muita qualidade. A restauração sofre uma transformação brutal com o fluxo de turistas e adaptou-se a um cliente mais refinado, mais exigente. Temos uma riqueza gastronómica incomparável no mundo”, frisou.
O debate sobre o atual e futuro estado sector da restauração juntou empresários, especialistas e representantes de várias forças político-partidárias, como Daniel Serra (Presidente da PRO.VAR), João Vieito (Membro do Comité de Organização Mundial de Conferencias da Financial Managment Association e IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo), Altino Bessa (deputado do CDS-PP), Mário Centeno (Coordenador do Grupo de trabalho responsável pelas propostas macroeconómicas do programa eleitoral do PS), e Jorge Santos (Economista e Empresário da Restauração).
Além do Fórum, a PRO.VAR organiza sessões de showcooking com o objetivo de promover jovens chefs promissores e enaltecer o papel da gastronomia no panorama económico, social e turístico do país.