
Organizada em parceria pela Câmara Municipal, pela Associação de Restaurantes de Matosinhos “O Peixe à mesa” e pela Escola de Hotelaria do Porto, a formação em inglês técnico para o sector da restauração tem, para já, 16 formandos de 16 restaurantes. O número deverá aumentar em breve para 30.
Matosinhos tem vindo, cada vez mais no contexto da Área Metropolitana do Porto, do Distrito, da Região e do Eixo do Noroeste Peninsular (em especial no Norte da Galiza), a afirmar-se pela sua gastronomia e pela sua profunda ligação ao mar, sendo claramente a “mesa” que todos procuram. Nos roteiros internacionais, essa afirmação é cada vez mais acentuada, com a visita de muitos turistas de várias nacionalidades ao nosso Concelho para saborear aquilo que de melhor os nossos restaurantes têm para oferecer e que é tudo aquilo que vem do mar.
Esta simbiose entre o tecido comercial ligado à restauração e o mar, faz de Matosinhos uma referência ao nível do que do melhor se oferece para que se possa desfrutar de uma refeição onde o peixe é a grande estrela em quase toda a oferta promovida nos nossos restaurantes, não esquecendo a diversificação gastronómica que tem a sua marca bem definida e com os mais elevados padrões de qualidade, quer ao nível da confecção quer ao nível do serviço que é oferecido pelos restaurantes do Concelho.
Assim, e com um desenvolvimento extremamente coeso no que diz respeito ao turismo, através de novas infra-estruturas, entre as quais se destacam a criação do Terminal de Cruzeiros de Leixões, a afirmação de Matosinhos como “Capital da Arquitectura Contemporânea” e com uma grande capacidade de atracção de clusters de indústrias criativas ligadas às tecnologias de informação, ao design e produção de conteúdos, torna-se imperioso dotar os restaurantes de Matosinhos das mais elevadas ferramentas formativas para que aqueles que nos visitam de forma sazonal, seja do ponto de vista turístico, seja do ponto vista da atracção de novos negócios, sintam e vejam a qualidade não só ao nível da confecção gastronómica, mas também ao nível do atendimento nos estabelecimentos de restauração.
Desta forma, a Câmara Municipal de Matosinhos, em parceria com a Associação “O Peixe à Mesa” e a Escola de Hotelaria do Porto – estrutura que depende directamente do Turismo de Portugal IP, levará a cabo um conjunto de formações para os activos desses restaurantes de forma a elevar o atendimento aos níveis de excelência que hoje em dia se impõem para a captação de novos públicos e sobretudo oriundos de fora do País.
A primeira desse conjunto de formações assenta no inglês técnico, aplicado à restauração, ferramenta indispensável para a evolução qualitativa dos níveis de atendimento nos nossos restaurantes. Esta formação de activos é certificada e conta com a experiencia e rigor da Escola de Hotelaria do Porto e com o conhecimento de terreno da Associação “O Peixe à Mesa”, tudo isto sobre a égide da Câmara Municipal de Matosinhos, que tem por objectivos simplificar e valorizar não só a qualidade de vida dos Matosinhenses, mas também dos milhares de cidadãos que todos os dias nos visitam.
