Este fim de semana, no Teatro Municipal de Matosinhos
Ainda estão abertas as inscrições para a Formação "Músicas da minha Vida" com o ator português Romeu Costa.
A ação é gratuita e decorre durante este fim de semana no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery com a duração de 8 horas, 4 horas por dia, das 14h às 18h. As inscrições deverão ser feitas através do email blocooperatorio.mcrc@gmail.com
As escolhas musicais de cada um de nós são uma forma de relação connosco próprios e com o mundo. No curso de comunicação oral “Músicas da minha Vida” vai falar-se das músicas das vidas dos intervenientes.
Os participantes serão convidados a refletir sobre o papel da música nas suas vidas, avaliando as suas escolhas e as características formais de cada canção, desconstruindo a sua letra, analisando a história que esta conta, a melodia que a suporta e o estilo interpretativo de quem a canta.
A iniciativa vai permitir que cada participante partilhe as músicas da sua vida através de técnicas de comunicação em público, consciencializando a forma natural que nos caracteriza, a importância da narrativa e a consequente exploração dos vários tipos de comunicação, explorando corpo e voz.
No final das sessões, todos os formandos serão convidados a apresentar o seu estudo, a sua biografia em diálogo direto com as músicas que a acompanharam, recriando uma comunicação pública que procura analisar intelectualmente o efeito que a música sempre teve na gestão das emoções.
Formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, Romeu Costa desenvolveu, paralelamente ao trabalho de ator, a coordenação e direção de projetos artísticos com jovens não-atores e investigadores. Para a Culturgest, cocriou com Pedro Gil, o espetáculo “Enquanto Vivermos”. Atualmente, coordena os projetos artísticos do concurso “Maratona da Saúde” para a Fundação Gulbenkian e leciona o curso “Comunicação de Ciência” na Escola Doutoral da Universidade Nova de Lisboa.
Na próxima semana, dia 18 de março, pelas 21h30, Romeu Costa regressará ao Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, desta feita, para a peça “Maráia Quéri”, onde, além da interpretação, tem a seu cargo a direção artística.