
A Praia de Matosinhos recebeu, dias 10 e 11 de Junho, o Footvolley Bruno Alves Challenge, um novo projecto do futebolista que conseguiu reunir, pela primeira vez em Portugal, grandes nomes do footvolley nacional e internacional e algumas estrelas do futebol português.
De facto, este foi um evento inédito em Portugal, que contou com o apoio da Câmara Municipal e da Matosinhos Sport, e que garantiu mais de 10 horas de energia, com 18 jogos, 12 equipas, 24 atletas e 3 jogos All-Star, em que as equipas eram constituídas pelos craques do futebol nacional, alguns vindos directamente do jogo entre Portugal e a Estónia.
Refira-se que o footvolley é uma modalidade desportiva que conjuga o futebol de praia com o volleyball. É praticado num campo de areia, com 9 metrosx18 metros, dividido por uma rede com 2,20 metros de altura. Cada dupla de jogadores pode dar até três toques na bola, sendo que um jogador não pode tocar duas vezes seguidas. Os jogadores podem tocar a bola com qualquer parte do corpo, excepto os braços, antebraços e as mãos, tal como no futebol.
Esta primeira edição do Bruno Alves Footvolley Challenge, que contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, do Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira, da Vereadora Luisa Salgueiro, e dos administradores da Matosinhos Sport, Prof. António Rijo e Engº Helena Vaz, teve como objectivo promover, divulgar e angariar adeptos para a modalidade em Portugal.
E foram diversos os craques que se juntaram a Bruno Alves nesta tarefa, tais como Pepe, Miguel Veloso, Helder Postiga, Nani, Pele, Raul Meireles, Edinho, Bosingwa, Hugo Almeida, Rolando e Yannick Djaló.
Esta “constelação” de estrelas do futebol português e internacional atraiu ao estádio montado nas areias da Praia de Matosinhos mais de duas mil pessoas. Os mais novos, ávidos por um autógrafo do seu ídolo, gritavam o nome ora de um jogador, ora de outro.
O Bruno Alves Challenge foi ganho pela dupla bi-campeã nacional em 2006 e 2007 e vice-campeã em 2008, Carlos Batista e Pedro Salvador. Quanto aos jogos All-Star, as duplas Hugo Almeida/Pepe e Miguel Veloso/Hélder Postiga passaram à final.
Pepe foi substituído na final por Nani, jogador do Manchester United, acabando este por ganhar a competição all-star com Hugo Almeida, ao derrotar Miguel Veloso e Helder Postiga.
Os prémios e as taças foram entregues na presença do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto, do Presidente da Federação Portuguesa de Footvolley e do próprio Bruno Alves, principal impulsionador do evento.

