Não perca os Hospitalários no Caminho de Santiago, a partir de hoje, dia 11 de Setembro, e até ao próximo domingo, junto ao Mosteiro de Leça do Balio.
Principia hoje, dia 11 de Setembro, pelas 17 horas, junto ao Mosteiro de Leça do Balio, a 9ª edição da feira medieval Os Hospitalários no Caminho de Santiago, uma das mais rigorosas recriações históricas que se fazem em Portugal. Os folguedos começam com o anúncio da visitação do reposteiro-mor de el-rei D. Fernando e prolongar-se-ão até domingo, com a encenação do polémico casamento do monarca com Dona Leonor Telles, “a Aleivosa”, ocorrido em 1372 no mosteiro matosinhense.
Do programa do primeiro dia, destacam-se uma liça medieval a cavalo, a ordenação dos cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém e um Auto da Fé que punirá os heréticos e os relapsos. Até domingo, folguedos diversos assinalarão a chegada dos peregrinos a caminho de Santiago de Compostela. Haverá artesãos trabalhando ao vivo, saltimbancos e malabaristas, guerreiros terçando armas, jograis interpretando música a condizer, tabernas ruidosas e até uma comitiva de músicos moçárabes vindos do emirado de Granada (devidamente acompanhados de moças meneando o ventre como na história das mil e uma noites).
A festa inclui ainda concertos e espetáculos de fogo, oficinas para os pequenos guerreiros e recriações da Lenda do Ferro Caldo e da entrada régia, para além da realização de visitas guiadas às capelas de Santo António do Telheiro, da Ermida, de Nossa Senhora da Apresentação, de Santa Ana, e do Encontro, à Ponte da Pedra e ao Mosteiro de Leça do Balio.
Organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos, a feira medieval Os Hospitalários no Caminho de Santiago conta este ano com uma oferta ainda mais qualificada. O recinto disporá de mais espaço e de mais conforto para os visitantes, que, por 1 euro (ou menos; o bilhete para os quatro dias custa 3 euros), poderão usufruir de toda a animação programada e dos produtos criteriosamente selecionados de mais de duas centenas de artesãos.
Esta iniciativa, refira-se, visa promover os Caminhos de Santiago no Concelho de Matosinhos e divulgar o Mosteiro de Leça do Balio, um dos monumentos mais emblemáticos do Norte de Portugal e sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, por isso conhecidos como “hospitalários”. O local, recorde-se, desempenhou um importante papel na assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela, providenciando assistência anímica e médica, e continua, ainda hoje, a ser um local de referência e passagem obrigatória para quem, nesta região, percorre os Caminhos de Santiago, classificados pela UNESCO como Itinerário Cultural da Humanidade. Os caminhos de Santiago são hoje, como no passado, e para lá da sua vocação religiosa, veículos privilegiados de difusão e enriquecimento cultural, artístico e recreativo.
PROGRAMA - OS HOSPITALÁRIOS NO CAMINHO DE SANTIAGO 2014
![]()
