Quinzena Cultural de S. Mamede de Infesta, XV Festival do Rancho Folclórico de Matosinhos e XXX Festival Nacional do Grupo Folclórico Santiago de Custóias animaram este fim de semana
Demonstração de cultura popular e do papel crucial do movimento associativo na promoção dos usos e costumes e na preservação da memória colectiva da freguesia e do concelho, a Quinzena Cultural de S. Mamede de Infesta é uma das manifestações populares mais aguardadas do Verão. A abertura oficial deste certame decorreu no sábado, 2 de julho, pelas 11 horas, na Junta de Freguesia de S. Mamede de Infesta, e contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, do Presidente da Junta de Freguesia, António Moutinho Mendes, e de João Sousa, Presidente do Rancho Típico de S. Mamede de Infesta que, em parceria com a Junta, organiza o evento.
A Quinzena Cultural de S. Mamede de Infesta prolonga-se até ao dia 3 de agosto, num programa repleto de folclore, artesanato, música tradicional e espectáculos de variedades (http://www.cm-matosinhos.pt/pages/3?event_id=2511)
Demonstrando o dinamismo do tecido associativo do concelho e a importância do folclore na promoção cultural de cada uma das freguesias, também a freguesia de Custóias viveu, este fim de semana, momentos de animação. O Grupo Folclórico Santiago de Custóias organizou mais um Festival Nacional de Folclore, na sua 30ª edição, e que contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, que fez questão de se associar à iniciativa, tendo ao seu lado o Presidente da Junta de Freguesia de Custóias, José Tunes.
Na freguesia de Matosinhos, decorreu o XV Festival de Folclore do Rancho dos Pescadores de Matosinhos, uma festa que acontece há 15 anos e que, mais uma vez, contou com a presença do Presidente da Câmara e do vereador do pelouro da cultura Fernando Rocha.