Tradição em alta nas Festas do Senhor de Matosinhos
Como manda a tradição, ao final da tarde do feriado municipal, há Fogo de Bonecos. Este ano não foi exceção. Ontem, 30 de maio, dia de feriado municipal, o Jardim do Parque 25 de abril voltou a receber milhares de visitantes que, ano após ano, continuam a mostrar interesse nesta tradição matosinhense do século XIX.
O Fogo dos Bonecos é uma representação das figuras típicas das artes e dos ofícios locais. Construídos como se de marionetas se tratassem estes bonecos são movidos a propulsão pirotécnica. O rebentamento de um foguete dá-lhes a energia que necessitam para dar movimento aos bonecos e às rodas que os suportam. Até que rebenta outro foguete e o movimento continua. Andam à roda, à roda, até que explode a cabeça, a roupa arde, apagando-se depois, passando para o boneco seguinte. A Festa do Senhor de Matosinhos é a única do país que ainda mantém esta tradição.
Na sessão de fogo preso deste ano, em que marcaram presença a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o vereador da Cultura e presidente da ANCIMA (Associação para a Animação da Cidade de Matosinhos), Fernando Rocha, foi possível ver 18 figuras, de diferentes modelos, a movimentarem-se e a rebentarem ao longo de cerca de 25 minutos.
Recorde-se que as Festas do Senhor de Matosinhos decorrem até domingo, 11 de junho. Até lá, as principais ruas do centro de Matosinhos acolhem mais de um milhão de visitantes. A Feira de Artesanato, a Feira da Louça, os doces regionais, as farturas, o pão com chouriço, as bifanas, a sardinha assada, o caldo verde, os carrosséis, assim como a animação cultural, são alguns dos atrativos e dos motivos que o podem ainda trazer até nós.