E a tradição voltou a repetir-se no Parque 25 de Abril
Se no feriado do Senhor de Matosinhos, a manhã é de fé e devoção em torno da Igreja, da beleza dos altares engalanados de flores e da Eucaristia Solene, a tarde é de alegria, festa, farturas, carrosséis e… De Fogo dos Bonecos, como sempre, no Parque 25 de Abril.
A empresa familiar à guarda da qual estão as peculiares figuras representando os ofícios e atividades do século XIX já vai na terceira geração, prometendo este ano voltar a terminar o espetáculo com a mais previsível das surpresas: a estrepitosa explosão da cabeça de um dos bonecos.
Ao longo de três semanas, as principais ruas do centro de Matosinhos acolhem cerca de um milhão de visitantes. A Feira de Artesanato, a Feira da Louça, a Feira do Livro, os doces regionais, as farturas, o pão com chouriço, as bifanas, a sardinha assada, o caldo verde, os carrosséis, assim como a animação cultural, são alguns dos atrativos.
A programação cultural inclui ainda teatro, música popular e clássica, cinema, exposições, lançamento de livros, noites de fado, festivais de folclore, desfile de fanfarras e tunas académicas.