O espetáculo pirotécnico “Sublime”, que constituirá, no sábado à noite, o ponto mais alto das festividades pagãs da romaria do Senhor de Matosinhos, não vai, afinal, contar com a participação de quatro drones, conforme estava previsto. A utilização daqueles objetos voadores não tripulados durante o fogo-de-artifício não foi autorizada pela PSP, por não existir ainda enquadramento legal que permita a operação de candelas instaladas em drones.
Os drones que iriam ser operados pela empresa Sky Vision estão, refira-se, devidamente licenciados pela Autoridade Nacional de Aviação Civil e foram anteriormente testados pela empresa Macedo’s Pirotecnia, mas as autoridades competentes para o licenciamento do espetáculo pirotécnico entenderam não autorizar o lançamento de fogo-de-artifício a partir destas bases móveis, uma vez que a legislação ainda não está a par desta possibilidade tecnológica.
A despeito da ausência dos drones, o espetáculo “Sublime”, marcado para a meia-noite de sábado, promete ser um dos mais espetaculares de sempre, combinando o lançamento de fogo durante cerca de vinte minutos com um acompanhamento musical compostos por composições clássicas e tradicionais, o qual preparará um final que a Macedo’s Pirotencia promete ser apoteótico.
Para além deste espetáculo piromusical, a romaria do Senhor de Matosinhos oferece ainda um segundo momento de animação pirotécnica. O fogo-de-bonecos, único no país, acontecerá na terça-feira, dia de feriado municipal, pelas 19 horas, e conta com um conjunto de dispositivos pirotécnicos que fazem mover pequenas figuras representativas das profissões tradicionais da região.