A partir de amanhã, 9 de maio, no Jardim Basílio Teles
O Jardim Basílio Teles, no centro de Matosinhos, volta, a partir de amanhã, a acolher simultaneamente as feiras da proteção civil e da oferta formativa do concelho, reunindo duas iniciativas municipais vocacionadas para a sensibilização da população para as temáticas da educação e do socorro. Os dois certames são desta vez complementados com a exposição itinerante “A Floresta”, que chega a Matosinhos depois de já ter sido vista por mais de um milhão de pessoas em Espanha.
Já na sua décima primeira edição, a Feira da Proteção Civil de Matosinhos decorrerá até 12 de maio e incluirá o Encontro Nacional de Serviços Municipais de Proteção Civil, para além de diversas ações de sensibilização promovidas pela Proteção Civil e pela Polícia Municipal, workshops, palestras e rastreios de saúde. A feira contará ainda com exercícios práticos de utilização de equipamentos de proteção individual dos bombeiros e ações de divulgação em matéria de prevenção rodoviária. A abertura do certame está marcada para as 11h15.
Destinada a auxiliar os jovens e as famílias na escolha do trajeto escolar ou vocacional dos mais novos, a Feira da Oferta Formativa “Escolhas com Futuro” decorrerá nos dias 9 e 10 de maio, dando a conhecer os projetos educativos e formativos das escolas e instituições do concelho. O programa do evento, com inauguração prevista para as 14h30, inclui vários workshops temáticos, nomeadamente de orientação vocacional e de preparação para o mercado de trabalho. As escolas do concelho têm também preparados vários momentos de animação artística, permitindo a interação da cidade com os seus estabelecimentos de ensino e a afirmação de Matosinhos enquanto Cidade Educadora.
Organizada pela Fundação “La Caixa” e pelo BPI, a exposição “A Floresta” oferece uma visão integrada do património biológico presente na Península Ibérica, percorrendo todo o ecossistema florestal, da formação do húmus à árvore, sem esquecer a História da convivência do ser humano com a floresta. Patente até 26 de junho, a exposição será inaugurada às 15h30, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do presidente honorário do BPI e curador da Fundação ”la Caixa”, Artur Santos Silva.
“A Floresta”, refira-se, surge em Matosinhos adaptada ao público português, destacando cinco árvores excepcionais do país: a Oliveira do Mouchão, de Abrantes, a Castanheira de Vales, de Vila Pouca de Aguiar, o eucalipto da Mata Nacional de Vale de Canas, de Torres do Mondego, a Azinheira do Porto das Covas, de Loulé, e o Assobiador, de Palmela.
+info: https://youtu.be/bt_BWoovgBs
![]()
![]()
![]()
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
