O jardim do Senhor do Padrão, em Matosinhos foi ontem palco de um espetáculo integrado no FITEI- Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica.
“E-nxada”, um espetáculo de circo contemporâneo destinado a todos os públicos, explora a experiência e o imaginário rurais a partir de um ponto de vista urbano.
Esta criação, das companhias Erva Daninha (Porto) e Binaural/Nodar (São Pedro do Sul), centra-se na enxada, instrumento de trabalho e símbolo de ligação entre o passado e o presente, que representa também o cruzamento entre os contextos urbano e rural.
Com direção artística de Vasco Gomes e Julieta Guimarães, o espetáculo contou com a interpretação de Jorge Santos, Rodrigo Matos e Vasco Gomes.
O FITEI, que conta já com 40 edições, tem este ano como tema “Comunidade e Memória”. Em Matosinhos, o próximo espetáculo do FITEI está já marcado para os dias 13 e 14 de junho, pelas 21h30, no Teatro Municipal de Matosinhos- Constantino Nery. “Casco Azul” conta a história de quatro capacetes azuis da ONU que são destacados para uma base militar em Porto Príncipe, Haiti. A revolução acaba de explodir na ilha. O caos reina nas ruas.