Vem aí mais um fim-de-semana cheio de atividades para todos os gostos em Matosinhos. Da dança à música para os mais pequenos, passando pela música erudita e por mais uma edição da Corrida do Mar, a programação tem como ponto alto a exposição que assinala o vigésimo aniversário do Museu da Quinta de Santiago, com inauguração marcada para as 16 horas de sábado, 2 de abril.
A exposição “20 anos do museu” apresentará alguns documentos raros e inéditos relacionados com a história da Casa de Santiago (desenhos, esboços originais do arquiteto veneziano Nicola Bigaglia, plantas, memórias e cartas, incluindo os projeto de construção e de restauro, este último da responsabilidade do arquiteto Fernando Távora e de técnicas municipais) e alguns dos tesouros artísticos do acervo da Câmara Municipal de Matosinhos.
Já amanhã, sexta-feira, pelas 21h30, regressa ao Cineteatro Constantino Nery o ciclo dedicado ao piano, desta vez com a atuação de Miguel Campinho para um concerto de homenagem ao compositor Óscar da Silva (1870-1958). O programa inclui várias peças compostas pelo pianista falecido em Leça da Palmeira, entre as quais a “Marcha Triunfal do Centenário da Índia”, o noturno “O Sonho” e trechos da novela lírica “Dona Mécia”, bem como mazurcas, tarantelas e valsas.
No sábado, também no Cineteatro Constantino Nery, pelas 21h30, sobe ao palco a dança contemporânea, com as coreografias de “Dois solos”, de Sara Garcia e Hugo Magalhães. Nesta espécie de aquecimento para o festival Dias da Dança, com início marcado para o final de abril, Sara Garcia homenageia Martha Graham, uma das referências da dança do século XX, e o icónico solo “Lamentation”. Hugo Magalhães apresenta “Quase Corpo”, uma investigação em torno do movimento e das suas qualidades enquanto ponto de encontro de memórias.
No domingo, 3 de abril, a programação arranca logo pelas 10h30, junto ao farol da Boa Nova, onde será dado o tiro de partida para a Corrida do Mar, que percorrerá 10 quilómetros pela marginal.
De tarde, pelas 17h30, o Cineteatro Constantino Nery acolhe o espetáculo de lançamento do novo CD do projeto musical Pequeno David e Os Sem Soninho, que conta doze histórias em doze temas musicais, com narração de Herman José, Pedro Abrunhosa, Lídia Franco e António Raminhos. Parte dos lucros da venda do disco revertem a favor da construção do novo hospital pediátrico do Porto.