
Ao longo de seis dias, a Festa da Poesia ofereceu a um vasto público oficinas, debates, performances e muita poesia
Durante seis dias, a poesia, as palavras e a melodia dos versos tomaram conta da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, onde a "Festa da Poesia" celebrou a diversidade e a riqueza da expressão poética. Com um programa vasto e uma participação massiva, com 600 participantes, o evento tornou-se um ponto de encontro para amantes da poesia de todas as idades.
Desde oficinas educativas a debates intensos, performances emocionantes e poéticas, a Festa da Poesia atraiu cerca de 600 participantes.
A diversidade de perspetivas sobre a poesia foi evidenciada nos debates sobre a performance e a arquitetura do poema, com convidados proeminentes no mundo literário. Teresa Tavares, Nicolau Santos, Nuno Camarneiro iniciaram o dia 8 com uma reflexão profunda sobre o papel da oralidade na poesia contemporânea e as estratégias para criar conexões significativas com os leitores, lembrando Mario Viegas e o Manifesto Anti-Dantas.
Ainda no dia 8, marcaram presença grandes nomes da poesia, como António Carlos Cortez, Lauren Mendinueta, Margarida Vale de Gato, Carlos Tê, além dos artistas Maze e O Poeta da Cidade (Pedro Freitas), enriquecendo desta forma o primeiro dia do evento. O dia terminou com a apresentação do “Boca Em Flor”, uma performance musical e poética com Ana Celeste Ferreira e os formandos deste laboratório, que decorreu na Biblioteca de Matosinhos durante os meses de novembro e dezembro.
Não se limitando aos adultos, o evento também ofereceu um espaço infantil com oficinas especialmente projetadas para despertar o interesse das crianças pela poesia. Cidália Fernandes e Ana Sara Daniel lideraram sessões interativas, estimulando a relação lúdica com as palavras e a expressão poética desde tenra idade.
Sábado, último dia do evento, iniciou com uma conversa com o músico e autor Manel Cruz e Raquel Marinho. Na mesa de debate, os poetas Alice Neto de Sousa, João Habitualmente, O Poeta da Cidade (Pedro Freitas) estiveram à conversa com Rute Marinho sobre a idade da poesia e os limites e meios por onde a forma poética existe. O programa também foi dedicado às famílias e às crianças, com uma série de oficinas de poesia e música. Dentre elas, a oficina "Poema adentro, poema afora", orientada por Ana Sara Daniel, que proporcionou uma experiência lúdica com a linguagem poética para crianças e adultos.
O encerramento da Festa da Poesia esteve a cargo do O Poeta da Cidade (Pedro Freitas), uma viagem emocional e narrativa pelo vasto mundo da poesia, desde o Hip Hop até aos grandes poetas da literatura portuguesa.
Ao longo dos seis dias, a Festa da Poesia ofereceu uma diversidade de atividades, desde oficinas e debates até performances, enriquecendo a comunidade com a beleza e a expressão artística da poesia. A Festa da Poesia, o evento que celebra a poetisa Florbela Espanca e que promove a poesia, de forma escrita e falada, encerrou com êxito, deixando uma marcante impressão nos participantes que se entregaram à magia das letras e dos versos poéticos.