
Jazzamboka atuaram no coreto do Jardim Basílio Teles
Mais um fim de semana de jazz em Matosinhos. O final da tarde de hoje, 14 de julho, ficou marcado por mais um concerto do Festival Matosinhos em Jazz. O coreto do Jardim Basílio Teles recebeu assim os Jazzamboca para mais uma atuação em que o jazz foi a figura principal.
Emile Farley, no baixo, Julien Fillion, no saxofone alto e soprano, flauta e teclado, Félix Leblanc, nos teclados, Elli Miller-Maboungou, no Ngoma (tambores do congo) e Noel Mpiaza, na bateria, formam o quinteto que fez ecoar os sons do jazz pelo jardim, mesmo em frente ao edifício da Câmara Municipal.
Vencedor do prémio Stingray de melhor composição no Festival Internacional de Jazz de Montreal 2017 Jazzamboka é a união de "jazz" e "yamboka", que significa aldeia ou país na língua congolesa de Lingala. Apesar do nome, a banda, composta por cinco moradores de Quebec, dois de origem congolesa, não se limita ao jazz convencional. Eles preferem, em vez disso, trabalhar com as suas diversas origens musicais, entre as quais o Hip-Hop, Soukous, Be-Bop, Funk, Rock, Eletrónica e, acima de tudo, a música da África Central. Incorporar uma variedade de instrumentos musicais tradicionais e ancestrais, nomeadamente o lokolé e o ngoma, na instrumentação central da banda, ajuda a criar o som exclusivo da Jazzamboka.
O Matosinhos em Jazz prossegue amanhã, 15 de julho, no mesmo local, no coreto do Jardim Basílio Teles, à mesma hora, pelas 18h00, para ver e ouvir o concerto do Coreto Porta Jazz.
Aproveite ainda para visitar a exposição de imagens icónicas do Jazz revistas por Akacorleone, Oficina Arara, Francisco Queimadela + Mariana Caló e Nash Does Work.
Recorde-se que, durante este mês de julho, e no âmbito do “Animar Matosinhos”, a Câmara de Matosinhos relançou o Festival Matosinhos em Jazz, preparando vários espetáculos de música ao ar livre em espaços públicos da cidade de Matosinhos como o Jardim Basílio Teles e a Praça Guilhermina Suggia, com entrada livre.
Aqui fica a programação que se segue do Festival Matosinhos em Jazz:
18h00:
15 de julho- Coreto Porta Jazz
21 de julho- Cristina Branco
22 de julho- Songbird
Jardim Basílio Teles (Entrada livre)
27 de julho, 22h00
Orquestra Jazz de Matosinhos & Sérgio Godinho
Praça Guilhermina Suggia (Entrada livre)
28 de julho, 22h00
Pedro Abrunhosa & Orquestra Sinfónica do Porto
Praça Guilhermina Suggia (Entrada livre)
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
