Concertos decorrem até ao dia 12 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 21h30.
Dezenas de instrumentistas das melhores escolas de música europeias participam na edição do Festival Harmos 2016, já iniciada.
Este ano totalmente dedicado à música de câmara, o festival organizado pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) do Politécnico do Porto traz cerca de 30 concertos ao norte do país, percorrendo diversos espaços de Matosinhos, Porto, Braga, Barcelos, Lousada e Santa Maria da Feira.
Em Matosinhos, o Salão Nobre dos Paços do concelho recebeu já dois dos quatro espetáculos previstos no âmbito do festival. Na quinta-feira, dia 9, o Ensemble de Clarinete e Piano da ESMAE, que interpretou obras de Gustavino, Jean Françaix, Charles Marie Widor, Claude Debussy e Joannes Brahms. Ontem, dia 10 de março, a música chegou do Conservatório Real de Bruxelas: o grupo Tmesis (flauta, clarinete, violino, violoncelo e piano) trouxe obras de Debussy, Robert Schumann, B. Martinů e Arnold Schönberg.
Hoje, 11 de março, pelas 21h30, o Salão nobre da Câmara Municipal de Matosinhos receberá o quinteto Fin de Siècle da Hochschule für Musik und Theatre Leipzig (Alemanha), que interpretará obras de Maurice Ravel, Zoltan Kodály e Josef Suk. No sábado, dia 12, o duo formado for Konrad Levicki (violino) e Lauryna Lankutyte, da Academia Lituana de Música e Teatro, tocará sonatas de Ludwig van Beethoven, Stasys Vainiūnas e Francis Poulenc.
Já reconhecido como um festival de referência nacional e internacionalmente, o Harmos será ainda palco de master classes, conferências e projetos de envolvimento comunitário, constituindo um motor cultural em todos os contextos em que marca presença.