
De 19 de abril a 1 de maio em Matosinhos, Porto e Gaia
O Festival “DDD Dias da Dança" está de regresso ao seu formato presencial, de 19 de abril a 1 de maio nos municípios de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.
Depois do cancelamento em 2020 e de uma edição híbrida (presencial e online) em 2021, a sexta edição do Festival DDD marca o reencontro entre artistas e público.
Ao longo de 13 dias serão apresentados 44 espetáculos, entre estreias mundiais e nacionais, com artistas consagrados e novos talentos de diferentes nacionalidades.
A apresentação do evento decorreu hoje no Teatro Rivoli, no Porto, e contou com a presença do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha, da presidente do Conselho de Administração da Ágora, Catarina Araújo, e da Vereadora da Cultura da Câmara de Vila Nova de Gaia, Paula Carvalhal.
Fernando Rocha recordou, na sua intervenção, o início da parceria entre os municípios da Frente Atlântico e o caminho percorrido pelo “DDD”. “É um festival que está a fazer o seu caminho, está a consolidar-se, com horizontes para além das fronteiras territoriais da Frente Atlântica”, referiu.
Tiago Guedes e Cristina Planas Leitão apresentaram a programação da edição de 2022 do “DDD”. Destaque para as estreias em Portugal de “Cascade”, da norte-america Meg Stuart, e de “miramar”, do francês Christian Rizzo, e das parcerias com o Festival Panorama RAFT, do Rio de Janeiro.
À semelhança de anos anteriores, a programação divide-se entre espaços de auditório e online (DDD IN), espaço público (DDD Out) e o “DDD Campus”, dedicado à formação e partilha de conhecimento entre alunos de artes performativas e profissionais, através da realização de workshops, aulas e conversas.
Uma das novidades é o “DDD Guests”. Quatro jovens artistas de Cabo Verde (Djam Neguin), Brasil (Gaya de Medeiros e Iara Izidoro) e Portugal (Ana Isabel Castro), serão convidados a experienciar o festival, dispondo de acompanhamento crítico, de estúdios para trabalhar e fazendo previews abertos ao público.
Outra novidade este ano é o “DDD Links”, um projeto piloto de parceria de programação com espaços culturais de Viana do Castelo, Coimbra, Leiria e Mértola, que possibilita a circulação de vários artistas por Portugal e dos seus espetáculos.
Em Matosinhos, haverá espetáculos no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery e no Parque Basílio Teles.
Destaque para a estreia de “5, 6, 7, 8 and One”, um espetáculo do encenador e ator português Martim Pedroso em colaboração com a porto-riquenha Marlyn Ortiz.
Bailarina, coreógrafa e backup singer, Marlyn Ortiz começou a dançar num quintal no Bronx. Passou pelos clubes nova iorquinos dos anos 90 e participou em musicais da Broadway e em tournés e music videos de Madonna, Jennifer Lopez, Mariah Carey, Britney Spears, Katy Perry, The Black Eyes Peas, Taylor Swift e Usher.
Em Matosinhos será também apresentado o espetáculo “Anda, Diana” de Diana Niepce, bailarina e coreógrafa portuguesa, que ficou tetraplégica depois da queda de um trapézio em 2014.
“Anda, Diana” retrata a reconstrução do seu eu, num diálogo entre corpo e mente até construir o corpo que dança. A peça questiona o que é a norma, desafiando os preconceitos e as ideias que a sociedade tem no que respeita à estética dos corpos.
Também em Matosinhos, no âmbito da programação “DDD Out”, irá ter lugar, no Parque Basílio Teles, o espetáculo “Self”, de Beatriz Valentim.
Programação em Matosinhos:
DDD IN
“5, 6, 7, 8 and One”, de Martim Pedroso & Marlyn Ortiz.
Horários:
25 de abril, 19h30
26 de abril, 22h00
Local: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
“Anda, Diana”, de Diana Niepce
29 de abril, 19h30
30 de abril, 19h30
Local: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
DDD Out
“Self”, de Beatriz Valentim
30 de abril, 18h00
Local: Parque Basílio Teles
Conheça a programação completa do festival no link https://www.festivalddd.com/ddd22-program-all/
