O passado fim de semana ficou marcado por mais uma iniciativa inserida no Verão Cultural de Leça do Balio – o Festival de Folclore.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e o Presidente da Junta de Freguesia de Leça do Balio, Francisco Araújo, associaram-se a este Festival cuja organização esteve a cargo do Grupo Folclórico D. Nuno Álvares Pereira e que se insere na 20ª edição do Verão Cultural, conferindo à Vila um colorido e uma alegria típicos das vestes, dos cantares e das danças presentes neste Festival do Folclore.
Na apresentação inicial da programação do Verão Cultural, cuja abertura decorreu já em junho passado, o Presidente da Junta de Freguesia recordou a história do evento ao longo destes 20 anos: em 1993 a Câmara Municipal de Matosinhos “desafiou as dez juntas de Freguesia a organizarem uma marcha popular. Assim se fez. Nessa altura tínhamos por tradição fazer a festa do emigrante, torneios de futsal e festivais de folclore, surgindo dessa maneira o Verão Cultural. No ano seguinte nenhuma das Juntas repetiu as marchas populares, só Leça do Balio as organizou” e não mais pararam, criando-se a dinâmica do Verão Cultural nesse ano de 1994.
E este ano não foi exceção. Das noites de fados, às marchas populares, passando pela festa da Francesinha ou da Bifana, a Feira das Tasquinhas, a Festa da Cerveja, à Festa de Nossa Senhora dos Remédios, que se aproxima, sem nunca esquecer a tão conhecida Feira Medieval, é só escolher e dirigir-se a Leça do Balio para passar momentos descontraídos e de diversão.