Matosinhos acolhe quatro estreias absolutas
O Festival DDD Dias da Dança está de volta! De 26 de abril a 13 de maio, os municípios de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia voltam a dar as mãos e organizam, em conjunto, no âmbito do projeto Frente Atlântica do Porto, a terceira edição deste evento.
A apresentação decorreu ontem no auditório da mala voadora, no Porto, e contou com a participação dos presidentes de câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do Porto, Rui Moreira, de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.
Presente na apresentação da programação esteve também o Vereador da Cultura da Autarquia de Matosinhos, Fernando Rocha.
Uma programação diversificada e pensada para todos os públicos. Assim refere o diretor artístico do festival, Tiago Guedes. A edição deste ano debruça-se sobre a diversidade de estéticas e abordagens que a dança alcança, apresentando espetáculos que passam pela dança tradicional indiana, as danças urbanas, o flamenco e a dança contemporânea através de projetos e artistas oriundos de Portugal, França, Espanha, Marrocos, Noruega, Alemanha, Suíça, Bélgica, Índia, Estados Unidos da América e Senegal.
Ao longo de 16 dias, o Festival DDD irá decorrer em 13 locais diferentes, entre salas e espaço público, num total de 63 apresentações, envolvendo instituições como o Teatro Municipal do Porto – Rivoli e Campo Alegre, o Teatro Nacional São João, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, o Coliseu Porto, a Fundação de Serralves, o balleteatro, a mala voadora, o Auditório Municipal de Gaia, o Armazém 22, o Teatro do Bolhão, o Mira – artes performativas e a Casa da Arquitectura.
O programa deste ano é composto por 35 espetáculos. Destaque para a participação de Olga Roriz, Cristina Planas Leitão, Luísa Saraiva, Carlota Lagido, João Fiadeiro, António Lago & Susana Chiocca, Joana Providência, Joclécio Azevedo e Mara Andrade.
Além dos espetáculos, o programa prevê um conjunto de 18 workshops para todas as idades, masterclasses, encontros, conversas e outras atividades de mediação de públicos. Haverá ainda quatro workshops de longa duração, destinados a profissionais de dança.
Na sua primeira conferência de imprensa da Frente Atlântica do Porto, a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos admitiu sentir a “honra de dar continuidade ao trabalho de Guilherme Pinto” e realçou que “é também através da cultura que conseguimos fazer regeneração urbana, alterar hábitos e isso fica bem presente neste festival”. “Nós temos uma missão de poder intervir no nosso território das mais variadas formas e a cultura e, neste caso, a dança não podem deixar de ser prioritárias”, defendeu Luísa Salgueiro.
O Festival DDD Dias da Dança terá os seguintes espetáculos em Matosinhos:
28 de abril
19h00- Teatro Municipal de Matosinhos – Constantino Nery
“Enchente” de Luísa Saraiva
Uma peça sobre os comportamentos físicos de grupos e multidões.
1 de maio
22h00- Teatro Municipal de Matosinhos- Constantino Nery
“Jungle Red” de Carlota Lagido
É verdadeiramente sobre a nostalgia do paraíso.
5 de maio
11h30 e 17h00- Marginal de Matosinhos
6 de maio
11h30 e 14h30- Marginal de Matosinhos
“AR-QUÉ-TIPO” pela RADAR 360º
É uma performance deambulatória escrita para o espaço público, que convida o espectador a refletir sobre o amor na sociedade contemporânea.
13 de maio
11h30 e 14h30- Casa da Arquitectura
“OUROBOROS” de Flávia Tápias
Performance inspirada em Eva Clouard e na figura da serpente que morde a cauda.
Consulte o programa completo em
https://assets.bondlayer.com/nskcmaaopx/_assets/nb1hn9bafgnbke329ztkz.pdf
Fotografia: Filipa Brito/José Caldeira Câmara Municipal do Porto
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
