16.05.12
Em 2012, a tradição cumpre-se, e Matosinhos acolhe mais uma edição das Festas da Cidade.
Em 2012, a tradição cumpre-se, e a cidade de Matosinhos acolhe mais uma edição das Festas do Senhor de Matosinhos, organizada pela ANCIMA – Associação para Animação da Cidade de Matosinhos, que decorrerá de 11 de Maio a 3 de Junho.
A inauguração das iluminações decorativas, pelas 21h00 do dia 11 de Maio, marcou o início das Festas do Senhor de Matosinhos. Seguiu-se a Ópera “Rainha Louca” no Cine- Teatro Constantino Nery, uma obra encomendada pela Câmara Municipal de Matosinhos que fez a delícia dos amantes de ópera na noite desse dia.
No sábado, dia 12, a abertura da FAMA (Feira de Artesanato de Matosinhos) permitiu a todos os transeuntes uma simpática visita aos vários stands, repletos de produtos de artesanato de índole variada: os bordados, os brinquedos tradicionais, os trabalhos em azulejo, em madeira, em bijuteria, já para não falar nas diversas iguarias, doces ou salgadas, entre muitos outros, preenchem de forma sublime este espaço que, de ano para ano, se vai tornando cada vez mais diversificado e agradável.
A animação musical de sábado e domingo ajudou a completar o cenário de animação desta edição do Senhor de Matosinhos.
A “Hip Hop Session” agradou ao vasto público que percorreu as ruas de Matosinhos na noite de sábado passado. Familiarizados ou não com este estilo musical, a atuação das várias bandas e grupos de dança, foi acolhida de forma muito positiva por todos os presentes.
No domingo, a animação musical “Cantigas de Sempre” com Zé Barbosa, Arlindo Oliveira e Duo Manel e Maria no palco das festas completou uma programação que pretende agradar a todos, independentemente do seu estilo musical.
É a festa da sardinha assada, das doçarias, da loucinha e dos bonecos de barro, dos brinquedos e artesanato, dos carrosséis, do diálogo de culturas, da fantasia, do fogo preso e fogo-de-artifício e de muita alegria. Milhares de lâmpadas iluminam o espaço da festa e a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos resplandece com altares artisticamente decorados com lindíssimas flores, uma beleza que é, nesta altura, extrapolada por uma extraordinária decoração saída das mãos de verdadeiros artistas que fazem florir toda a igreja com os mais coloridos e originais arranjos.
Os próximos dias ficarão marcados pela exposição de pintura “Um diálogo convergente” – Vieira da Silva e Gerardo Rueda patente no CAM (Centro de Arte Moderna de Matosinhos Gerardo Rueda) bem como, pela celebração, a 18 de Maio, do Dia Internacional dos Museus. Poderá usufruir, no Museu da Quinta de Santiago, de uma variada programação, da qual constam workshops variados, a possibilidade de uma visita guiada à cascata gigante, aulas de dança de salão, visitas teatralizadas ao Museu, entre outras.
A noite de sexta-feira vai acolher a serenata à cidade pelas Tunas do Festival de Tunas de Matosinhos.
Como vê, existe programação para todos os gostos e idades. Venha a Matosinhos para mais uma edição das sempre memoráveis Festas do Senhor de Matosinhos.
Se pretende obter informação mais detalhada sobre o programa das Festas clique aqui.
Conteúdo atualizado em16 de maio de 2012às 14:21
