30.05.11
A inauguração das iluminações decorativas, pelas 21h00 do dia 27 de Maio, marcou o início das Festas do Senhor de Matosinhos. A abertura da Feira de Artesanato de Matosinhos, da exposição “Diálogos com a Colecção Gerardo Rueda” e a estreia da peça “Sicrano de Bergerac” completaram a programação do fim-de-semana.
Em 2011, a tradição cumpre-se, e a cidade acolhe mais uma Romaria do Senhor de Matosinhos, organizada pela ANCIMA – Associação para Animação da Cidade de Matosinhos e que decorrerá, este ano, de 27 de Maio a 19 de Junho.
É a festa da sardinha assada, das doçarias, da loucinha e dos bonecos de barro, dos brinquedos e artesanato, dos carrosséis, do diálogo de culturas, da fantasia, do fogo preso e fogo-de-artifício e de muita alegria. Milhares de lâmpadas iluminam o espaço da festa e a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos resplandece com altares artisticamente decorados com lindíssimas flores, uma beleza que é, nesta altura, extrapolada por uma extraordinária decoração saída das mãos de verdadeiros artistas que fazem florir toda a igreja com os mais coloridos e originais arranjos.
Desde há alguns anos a esta parte as Festas do Senhor de Matosinhos incluem, também, a FAMA (Feira de Artesanato de Matosinhos). A inauguração da feira decorreu no passado sábado, dia 28 de Maio, constituindo esta uma excelente oportunidade para os artesãos, de Matosinhos ou não, mostrarem o que valem.
Seguiu-se a inauguração da exposição “Diálogos com a Colecção Gerardo Rueda”, pelas 18h30. A Galeria Municipal de Matosinhos acolhe, até ao dia 3 de Julho, uma exposição com os trabalhos de artistas plásticos portugueses e espanhóis da colecção privada que o artista madrileno recolheu ao longo de mais de 50 anos.
Ainda no âmbito das Festas do Senhor de Matosinhos, no Cine-Teatro Constantino Nery, pôde assistir, no dia 29 de Maio, à estreia da peça “Sicrano de Bergerac”, uma adaptação do texto de “Cyrano de Bergerac” de Edmond Rostand, para um elenco de seis a oito actores, entre reclusos, reclusas e actores profissionais que transpõe a acção de Paris do séc. XVII para uma cidade portuguesa no final do séc. XX.
A animação musical de sábado e domingo ajudou a completar o cenário de animação desta edição do Senhor de Matosinhos.
Os próximos dias ficarão marcados pelas comemorações do Dia do Pescador, a 31 de Maio, e do Dia Mundial da Criança, a 1 de Junho. De assinalar, ainda, no dia 2 de Maio, pelas 21h30, o espectáculo “Medeia” integrado na programação do FITEI deste ano, bem como, no dia 3 de Junho, a III Edição da Serenata à Cidade com a participação de várias tunas académicas.
Se pretende obter informação mais detalhada sobre o programa das Festas clique aqui.
Venha a Matosinhos para mais uma edição, sempre memorável, das Festas do Senhor de Matosinhos.

Conteúdo atualizado em8 de junho de 2011às 16:16
