
Conheça o que de mais importante vai acontecer no Senhor de Matosinhos nos próximos dias
As Festas de Cidade estão de regresso de 20 de maio a 12 de junho. Depois de dois anos de interregno marcados pelos constrangimentos da pandemia por covid-19, a cidade de Matosinhos apresenta-se de braços abertos para receber os seus munícipes e demais cidadãos para mais uma edição das Festas do Senhor de Matosinhos.
E serão vários os pontos altos na programação dos próximos dias nas Festas da Cidade.
Logo à noite, pelas 21h00, vai ser possível assistir à inauguração oficial das tradicionais iluminações do Senhor de Matosinhos. Pelas artérias da cidade não vai faltar o clima de festa. O grande centro e santuário da romaria, a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, vai ser palco na noite de hoje, pelas 21h30, do Concerto de Coral Sinfónico “Messa Requiem”, obra de Giuseppe Verdi, que assinala também o início dos festejos deste ano. O Ensemble Vocal Pro Musica regressa, assim, à Igreja Matriz, trazendo consigo uma nova experiência musical coletiva, numa noite em que não serão apenas as habituais flores a decorar o santuário do Senhor de Matosinhos, mas também toda a moldura humana esperada. A produção, promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos, conta com um elenco de mais de 125 músicos que compõem o Ensemble Vocal Pro Musica, os solistas Inês Pinho (soprano), Gisela Sachse (mezzo-soprano), Pedro Rodrigues (tenor) e Rui Silva (baixo), e a Orquestra do Atlântico. A Direção é do Maestro José Manuel Pinheiro. A entrada é livre e limitada à lotação do espaço.
No sábado, pelas 17h00, a Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca inaugura a exposição de fotografia de Francisco Teixeira, fotógrafo municipal há quase 30 anos, “Senhor de Matosinhos – Luz, momentos, sentimentos e emoções”. Patente até 2 de julho, a exposição retrata as várias facetas, entre o religioso e o pagão, das Festas do Senhor de Matosinhos e poderá ser vista até ao dia 4 de junho no seguinte horário: de segunda a quinta das 09h00 às 19h00, às sextas das 09h00 às 23h00 e aos sábados das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 23h00e a partir dessa data e até 2 de julho, de segunda a sexta das 09h00 às 19h00 e ao sábado das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Encerra ao domingo e feriados.
Também a FaMa – Feira de Artesanato de Matosinhos está de regresso ao Jardim Basílio Teles. Até 12 de junho, poderá assistir ao que melhor se faz ao nível do artesanato no país. Cestaria, palhinhas, peles, tapeçarias, trabalhos em arame, bijuterias, pinturas em tela e em tecido, filigranas, velas decorativas, perfumes artesanais, cosmética de sal, sabão, cremes e sais de banho, marionetas, fantoches e brinquedos tradicionais são apenas alguns dos artigos que poderão ser vistos nos expositores instalados, mas também a doçaria tradicional, os queijos e os enchidos. A FaMa estará aberta de domingo a quinta-feira das 12h00 às 23h00 e às sextas, sábados e vésperas de feriado das 12h00 às 24h00. No dia 12 de junho, o horário será das 12h00 às 20h00.
Ainda no sábado, mas à noite, pelas 21h30, a Praça Guilherme Pinto, em Matosinhos, será o cenário para a apresentação do filme “Matosinhos e a Origem da Vieira de Santiago”. Concebido e narrado pelo historiador Joel Cleto, e realizado por Luís Morais, o filme, com oito minutos de duração, apresenta a recriação da lenda de Cayo Carpo na Praia de Matosinhos. Foi produzido pela ANCIMA – Associação para a Animação da Cidade de Matosinhos, no âmbito da candidatura “Redes de Património e Caminhos em Ano Xacobeo 2021”, apoiada pelo programa Norte 2020.
Com este filme promocional de oito minutos, pretende-se reforçar a importância de Matosinhos e a sua associação a um dos mais importantes ícones dos Caminhos de Santiago de Compostela – a vieira. Além da apresentação do filme, a sessão contará, ainda, com a representação ao vivo de algumas das cenas da lenda de Cayo Carpo. A entrada é livre.
Mas de muito mais vai ser feita esta festa. Das farturas, ao fogo dos bonecos, dos carrocéis à Feira da Louça, do fogo de artifício às exposições, concertos, folclore, sardinhas assadas, ruas decoradas a preceito, nada faltará este ano para este regresso tão esperado das Festas da Cidade.
Motivos não faltam para dar um salto a Matosinhos este fim de semana! Junte-se à grande Romaria do Norte de Portugal!
