De 10 de maio a 2 de junho a festa vai percorrer as ruas de Matosinhos. Animação musical, exposições, fogo-de-artifício e a tradicional procissão do Senhor de Matosinhos fizeram parte do recheado programa do passado fim de semana.
![]()
Foi um sábado repleto de iniciativas. Entre outras, a Novena, na Igreja Paroquial, a palestra “Histórias de Encantar…do Mar”, por Manuel Alegre na sede da NAPESMATE, o já habitual capítulo da Confraria Gastronómica do Mar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na sua XIV edição, e a animação musical no palco das festas com os “Jurássicos” constituíram importantes momentos destas comemorações.
Pelas 24h00, o tradicional fogo-de-artifício por que tantos esperavam. E o céu iluminou-se de cores, enfeites e dinâmicas, encantando os vários milhares de pessoas que assistiram a este grande espetáculo pirotécnico.
![]()
No domingo, dia 19 de Maio, celebrou-se e Eucaristia da “Solenidade de Pentecostes” na Igreja Paroquial, em duas sessões, pelas 11h00 e pelas 18h30. Seguiu-se a entrada no arraial e a saudação às autoridades, pela Fanfarra do Corpo Ativo dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos/Leça e pela Associação Cultural Banda Filarmónica de Santo António Piães no adro da igreja, junto à Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos.
![]()
À tarde, pelas 16h00, a grandiosa procissão percorreu, como habitualmente, as ruas da cidade acompanhada pela Associação Cultural Banda Filarmónica de Santo António Piães. O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, marcou presença neste momento de recato e oração marcado pelos pedidos de ajuda e pelos agradecimentos que se fazem em torno da imagem do Cristo crucificado pelas graças concedidas.
![]()
De salientar, ainda, durante a tarde de domingo, a realização do Festival Internacional de Folclore com as atuações de vários ranchos e grupos folclóricos no palco das festas. Uma excelente oportunidade para rever danças e cantares numa iniciativa que confere sempre um fantástico colorido à cidade.
Mas a festa não fica por aqui. Ainda faltam muitos dias de tradição e folia.
Amanhã, 21 de maio, feriado municipal, espera-se igualmente um dia de grande dinâmica festiva. Pelas 11h00, realiza-se a eucaristia solene do Bom Jesus de Matosinhos, presidida por sua Excelência Reverendíssima D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, na igreja paroquial.
Seguem-se uma tarde infanto-juvenil no palco das festas, o lançamento do livro das festas do Senhor de Matosinhos “A Fé, a Imagem e as Formas” de Liliana Silva e, pelas 19h00, o tradicional Fogo de Bonecos no Jardim do Parque 25 de Abril, um momento de tradição e de grande beleza que agrada a miúdos e a graúdos.
Venha até nós. Junte-se a esta festa de memórias e raízes onde poderá encontrar de tudo um pouco. Artesanato variado, a famosa feira da louça, o típico cheiro a sardinha assada, os churrascos vários, as farturas, os churros, o algodão doce, as pipocas, a doçaria conventual e tradicional, os inúmeros divertimentos enfim, todo um conjunto de iniciativas que, de uma forma ou de outra, poderão ser alvo da sua atenção estão aqui, em Matosinhos, à sua espera.
![]()
