Livro de Cunha e Silva sobre o padroeiro dos pescadores de Matosinhos
No âmbito das Festas do Mártir S. Sebastião, que decorrem este fim de semana, foi ontem apresentado o livro do Prof. A. Cunha e Silva "Mártir S. Sebastião - O Alvor do Culto".
Esta publicação foi lançada no Museu da Quinta de Santiago em Dezembro de 2021.
Contudo, foi apresentada pela primeira vez à comunidade piscatória matosinhense, precisamente na atual Capela de Santo Amaro, templo religioso que muito diz a esta comunidade e onde se encontra a primeira imagem que foi erigida ao Mártir S. Sebastião pelos pescadores de Matosinhos.
Para além do autor, A. Cunha e Silva, marcaram presença o vereador da Cultura, Fernando Rocha, e o historiador Joel Cleto, para além da Comissão do Mártir S. Sebastião.
Padroeiro dos pescadores, o Mártir de S. Sebastião é evocado todos os anos em Matosinhos e é motivo de grande devoção e fé.
Ao longo de três dias, as tradicionais Festas em honra do Mártir S. Sebastião atraem milhares de pessoas à cidade, com um programa recheado de música popular, folclore, fogo de artifício e, claro, celebrações religiosas.
A apresentação deste livro na capela que alberga a primeira imagem que foi erigida ao Mártir S. Sebastião pelos devotos de Matosinhos, é uma forma simbólica da Câmara Municipal de Matosinhos prestar homenagem a uma comunidade que se entrelaça com a identidade do concelho.
Uma pintura do artista matosinhense José Emídio, produzida exclusivamente para figurar na capa desta publicação, acaba por sintetizar os temas abordados neste projeto de António Cunha e Silva.