Este fim de semana ficou marcado pela realização das grandiosas festas ao Mártir S. Sebastião. Foram várias as iniciativas que preencheram a programação destas festividades que decorreram entre os dias 12 e 14 de julho.
Salientam-se a inauguração das iluminações festivas, a concentração de Grupos Folclóricos e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários, a animação musical noturna, bem como, a tradicional missa solene, a procissão e o fogo-de-artifício.
Na manhã de domingo, 14 de julho, a Missa Solene realizou-se na Igreja de Matosinhos, acompanhada pelo coro paroquial de Matosinhos, e presidida pelo Rev. Padre Manuel Mendes, abade de Matosinhos numa cerimónia em que se rezou pelos pescadores que sacrificaram a vida no mar e orou-se ao Mártir, pedindo para que o mar seja fecundo durante o ano.
À tarde, a devoção da comunidade piscatória de Matosinhos teve o seu auge na procissão, que percorreu as diversas ruas e avenidas da cidade, desde a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos até à Lota do Pescado, onde decorreu, posteriormente, a Bênção do Mar e das Traineiras. O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, marcou presença neste momento de solenidade e devoção.
Seguiu-se arraial com música de baile, pelas 22h00 e, pelas 24h00, o habitual fogo-de-artifício marcou o encerramento destas festividades.