As Festas promovidas pelas várias instituições de solidariedade social de Matosinhos aconteceram um pouco por todo o concelho ao longo das duas semanas que antecedem o Natal.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e a Vereadora da Ação Social, Dra. Lurdes Queirós, têm estado presentes nas várias festas de natal desenvolvidas pelas muitas instituições de âmbito social que o concelho de Matosinhos tem.
Até este momento foi já possível espalhar alegria, boa disposição e mensagens de solidariedade, esperança e de votos de um feliz natal na Associação Mútua dos Armadores de Pesca de Angeiras, na Associação de Apoio Social de Perafita, na Casa do Surdo, na Associação de Solidariedade Social Betesda e, Esperança e Vida e na Associação dos Amigos aposentados.
Ao todo serão cerca de 3000 idosos espalhados pelas várias instituições que irão usufruir do clima festivo desta celebração da quadra natalícia. A música, a dança, o espírito entusiasta e divertido com que todos os participantes encaram estes momentos deixam-nos profundamente sensibilizados, permitindo-nos tomar consciência que estas ações simbólicas contribuem efetivamente para algumas horas de animação e relaxamento de centenas de pessoas que detêm, sem margem de dúvidas, uma imensa força interior e que, pela idade, pela solidão, pela deficiência têm, muitas vezes, poucos motivos para sorrir.
O Presidente da Câmara realçou “este é um ano em que não podemos esquecer os carenciados, os que se vêem confrontados com o desemprego, os sem abrigo, os doentes, os que vivem em solidão e tantos outros que, por um motivo ou outro, encaram momentos de sofrimento, cabendo-nos a todos a tarefa de tornar o Natal mais solidário, mais introspetivo, mais criativo, se calhar, mais genuíno no que respeita a valores e ações.”