Procissão, fogo de artifício e uma fabulosa passadeira de flores constituem alguns dos pontos altos das festividades.
A Vila de Lavra esteve em festa no passado fim-de-semana. As festas em honra de Nossa Senhora de Fátima, de Lavra decorrem já há 64 anos e contam com algumas particularidades curiosas.
Os pescadores ornamentam as suas embarcações o melhor e da forma mais colorida possíveis. As avenidas principais estão enfeitadas e iluminadas, e as ruas estão enfeitadas por uma fabulosa passadeira de flores de cerca de 5 Kms.
É uma festa que se realiza de dois em dois anos, no segundo domingo de Agosto, e que integra uma série de iniciativas, das quais se destacam a procissão de velas, na sexta-feira anterior ao dia da festa, o fogo de artifício e o fogo preso e a procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima.
Esta decorreu no domingo passado, com saída da igreja e descida até ao mar e incluiu as tradicionais rezas de Lavra (rezas cantadas), a bênção do mar e dos barcos, o posterior regresso à Igreja de Lavra e o fogo à chegada e à partida da procissão.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Nuno Oliveira, também seguiu na procissão que integrava cerca de 8 andores, acompanhado de outras individualidades de Matosinhos.
Estas são festividades de grande tradição concelhia que devem, com a ajuda de todos, ser preservadas, uma vez que contribuem para a preservação da nossa memória colectiva local.
Aqui ficam algumas imagens para lhe aguçar a curiosidade em torno destas festas.