O passado fim-de-semana ficou marcado pela realização das grandiosas festas ao Mártir S. Sebastião.
De 8 a 10 de Julho foram várias as iniciativas que preencheram a programação, dentre elas, a inauguração das ornamentações eléctricas, a concentração de Grupos Folclóricos e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários, animação musical nocturna, bem como, a tradicional missa solene, a procissão e o fogo-de-artifício.
Depois de dois dias de grande animação, celebrou-se, na manhã de 10 de Julho, na Igreja Matriz, a missa solene, acompanhada pelo coro paroquial de Matosinhos, e sermão pelo Rev. Padre Manuel Mendes, abade de Matosinhos. À tarde, a devoção da comunidade piscatória teve o seu auge na procissão, com inúmeros anjinhos e andores que percorreu as diversas ruas e avenidas da cidade, desde a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos até à Lota do Pescado, onde decorreu, posteriormente, a Bênção do Mar e das Traineiras.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, também seguiu na procissão, acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos, António Parada, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira, Pedro Sousa e por outras individualidades do Concelho.
Na cerimónia presidida pelo pároco de Matosinhos, Padre Manuel Mendes, rezou-se pelos pescadores que sacrificaram a vida no mar e orou-se ao Mártir, pedindo para que o mar seja fecundo durante o ano. No final, a procissão regressou à Igreja Matriz. Seguiu-se arraial com música de baile, pelas 22h00 e, pelas 24h00, o habitual fogo-de-artifício marcou o encerramento destas festividades.