01.08.11
“Vêm de lá do meio da imensidão atlântica. Uns pertencem a uma ilha de nevoeiro e mistério – a Irlanda. Outros, de águas quentes e muito sol – as Ilhas Canárias. Mas chegam-nos também do outro lado da Europa. Da setentrional, como é o caso da Polónia, mas também, mais a sul, junto aos Balcãs – a Sérvia. Outros, ainda, aportam a Matosinhos vindos quase do outro lado do mundo, de um continente diferente – A Colômbia. E todos se juntam aqui. Em Matosinhos. Onde arribaram igualmente representantes dos quatro cantos do País. E o que os une? O que os identifica? Paradoxalmente… a diferença! O orgulho nas suas diferenças culturais.” Palavras do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto, a propósito da 14ª edição do Festarte, o festival internacional de folclore organizado pelo Rancho Típico da Amorosa e pelo Rancho Típico de S. Mamede de Infesta, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e que, todos os anos, confere cor, brilho e alegria a vários recantos do concelho, entre espectáculos ao ar livre, feira de artesanato, bailes, galas folclóricas, mostras de gastronomia, entre outras.
Hoje, dia 1 de Agosto, durante a manhã, as ruas de Matosinhos foram invadidas pela animação dos cinco grupos internacionais que este ano participam no Festarte. Os Folk Ensemblea Brú na Boinne, da Irlanda, divertiram os presentes com os seus trajes bem coloridos, os fartos caracóis das cabeleiras das jovens bailarinas e as típicas danças irlandeses a fazer lembrar Lord of The Dance. Da Gran Canaria, veio a Agrupacion Folclorica Abenechara que mostrou aos espectadores uns ritmos e dançares bem próximos de algumas tradições do nosso folclore.
A Polónia está representada pela Folk Song and Dance Group Wiwaty, encantando com os seus trajes e musicalidade. O Folk Ensemblea Drustvo Teodora, da Sérvia, trouxe-nos vivacidade, alegria e a originalidade dos trajes marcados pelo detalhe, pela cor e pelo calçado típico da região.
À Colômbia, através da Corporacion Cultural Akaidaná, ficou reservada o toque de exotismo, com trajes a lembrar as águas quentes das Caraíbas, com penteados repletos de flores, e com coreografias totalmente diferentes do que é habitual na Europa, relembrando que a alegria do folclore está na diversidade e na multiculturalidade.
As cinco representações estrangeiras do Festarte foram recebidas, também hoje, dia 1 de Agosto, pelas 12 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, numa sessão presidida pelo Vereador do Desporto, Dr. Guilherme Aguiar, por Raúl Neves, Presidente do Rancho Típico da Amorosa e do Festarte e por João Sousa, do Rancho Típico de S. Mamede de Infesta. Em representação do Presidente da Câmara, o Vereador Guilherme Aguiar deu as boas-vindas a todos os membros dos diferentes grupos de folclore, reforçando que Matosinhos os recebe de braços abertos, oferecendo-lhes o que tem de melhor: a gastronomia, a hospitalidade, a cultura, a arquitectura e a beleza natural da nossa orla costeira.
Para além dos grupos internacionais, participam também no Festarte deste ano o Grupo Etnográfico da Areosa, Viana do Castelo, o Rancho Folclórico “Os Pastores de S. Romão”, de Seia, Rancho Folclórico do Caçador, de Viseu, o Grupo Folclórico de Santa Marta do Portuzelo, Viana do Castelo, o Rancho Folclórico e Etnográfico Vale de Açores, de Mortágua, Grupo Folclórico “O Cancioneiro de Cantanhede, o Rancho Folclórico de Danças e Cantares de Vale do Paraíso, da Zambuja, o Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo da Apúlia, e o Grupo Típico “O Cancioneiro”, de Águeda, bem como os dois grupos anfitriões: o Rancho Típico da amorosa e o Rancho Típico de S. Mamede de Infesta.
O Festarte prolonga-se até ao próximo domingo, dia 7 de Agosto. Até lá, tem muito por onde escolher! Deixe-se contagiar pelo alegria, pela cor e pela multiculturalidade deste festival internacional de folclore.

Conteúdo atualizado em1 de agosto de 2011às 16:26
