Cinco grupos estrangeiros presentes no evento deste ano
O Festival Internacional de Artes e Tradições Populares, mais conhecido por FESTARTE, vai já na sua 21ª edição, apresentando-se, este ano, com as cores, os trajes, os sons e os sabores de cinco grupos estrangeiros provenientes da Colômbia, Espanha, Guiné-Bissau, Perú e Rússia.
O FESTARTE nasceu com o objetivo de preservar e difundir a cultura tradicional e o folclore, promovendo o intercâmbio cultural e a paz entre os povos.
Ballet Folklorico Tierra Colombiana (Colômbia), Asociación Etnográfica Don Sancho (Espanha), Grupo Cultural Netos do Bandim (Guiné-Bissau), Centro de Folklore de la Universidad Peruana Cayetano Heredia (Perú), e Folk Ensemble "Kladets" (Rússia) são os grupos que se encontram de visita a Matosinhos e que, até ao próximo domingo, a convite do Rancho Típico da Amorosa, dão a conhecer as cores dos seus trajes, o artesanato, a gastronomia e a música tradicional, através da atuação em festivais de folclore, oficinas de dança, bailes folk, desfiles etnográficos, jogos tradicionais, feira de artesanato, entre outras atividades.
O FESTARTE conta o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos. Esta manhã, depois do tradicional desfile etnográfico, os grupos estrangeiros atuaram no Parque Basílio Teles na presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, do Vereador da Cultura da autarquia, Fernando Rocha, do Vereador da Mobilidade e Transportes, José Pedro Rodrigues, bem como do Administrador da Matosinhos Habit, Tiago Maia, e dos Presidentes das Uniões das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, e de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Pedro Gonçalves e Leonardo Fernandes.
De seguida, foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo Presidente do Rancho Típico da Amorosa, Plácido Santos, e pela Vereadora dos Recursos Humanos da Autarquia, Ângela Miranda.
“Temos noção que se não fosse o apoio da Câmara de Matosinhos, era impossível organizar um festival com esta envergadura. O FESTARTE vai continuar a ser um marco na cultura matosinhense”, assegurou o presidente do Rancho Típico da Amorosa. Já Ângela Miranda deu as boas-vindas a todos os presentes, elogiando a organização pelo festival: “Não é fácil organizar um festival com um programa com esta riqueza cultural”.
A Vereadora lembrou ainda a importância deste tipo de eventos que promovem o intercâmbio cultural no combate à xenofobia que ainda persiste na Europa, deixando no final a mensagem “Be Happy, All together” (“Sejam felizes, todos juntos”).
A receção no Salão Nobre dos Paços do Concelho envolveu ainda a troca de lembranças e a entrega de troféus de participação aos grupos estrangeiros do FESTARTE.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
