Milhares de pessoas visitaram a cidade no fim-de-semana do fogo de artificio e da Procissão.
O programa deste fim de semana foi intenso e repleto de animação para todos os gostos: desfile de tunas, XVI Capítulo da Confraria Gastronómica do Mar, dança, serenata à cidade, Feira dos Golfinhos, teatro para bebés no Cine-teatro Constantino Nery, festival de folclore luso-espanhol, entradas das bandas filarmónicas, a Celebração da Eucaristia da “Solenidade do Pentecostes” na Igreja Paroquial e a Procissão do Senhor de Matosinhos.
![]()
Comecemos pelo indispensável fogo de artifício: a festa de luz que iluminou os céus de Matosinhos durou cerca de vinte minutos e teve lugar diante da Praça Guilhermina Suggia, sendo composto por 8.290 disparos pirotécnicos (466 disparos por minuto) com coordenação digital. Ao todo, foram utilizados 765 quilos de matéria explosiva no espetáculo “Matosinhos, uma cidade em festa”, que contou com os mais variados efeitos pirotécnicos. Este é um dos momentos altos da festa que, este ano, contou com uma transmissão direta para o canal televisivo Porto Canal.
![]()
No sábado, antes do fogo-de-artifício, decorreu, pelas 16h30, um desfile de tunas académicas pelas ruas da cidade. Às 18 horas os estudantes fizeram uma serenata à cidade no espaço da Casa da Juventude e, às 21h30, subiu ao palco da festa a XII edição do FITAM - Festival de Tunas Académicas da cidade de Matosinhos.
No domingo, entre outras manifestações da tradição, o destaque foi para o Festival de Folclore Luso-Espanhol, que este ano contou com a presença do Grupo Folclórico de Moncarapacho (Algarve), do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo (Matosinhos), do Grupo Etnográfico das Mariñas (Ferrol, Espanha), do Grupo Etnográfico da Rusga de Joane (Vila Nova de Famalicão), do Grupo Etnográfico da Região de Coimbra, do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo) e do Rancho Típico da Amorosa (Leça da Palmeira).
![]()
Antes, pelas 10h15, decorreu a tradicional Entrada no Arraial, no Adro da Misericórdia, com saudações às autoridades pela Banda Filarmónica de Matosinhos-Leça, Associação Cultural Banda Filarmónica de Santo António de Piães e Fanfarra dos Bombeiros de Matosinhos-Leça.
![]()
Pelas 16 horas arrancou a tradicional procissão do Senhor de Matosinhos e a oração de vésperas passando pela Av. D. Afonso Henriques, Rua Ló Ferreira, Rua Tomás Ribeiro, Monumento ao Senhor do Padrão, Rua do Godinho, Av. D. Afonso Henriques e Igreja Paroquial, um momento de solenidade e de devoção que contou com a presença do Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, da Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, do Vice-Presidente, Eduardo Pinheiro e do Vereador da Cultura e Turismo e Presidente da Ancima, entidade organizadora das festas, Fernando Rocha.
![]()
Na terça, dia do feriado municipal de Matosinhos, o destaque vai para o lançamento do livro "Irene Vilar - Monumentalidade e Intimismo", de Bárbara Araújo, que terá lugar, pelas 16h30, na Sala de Sessões Pública dos paços do concelho. Pelas 19 horas acontece no Parque 25 de Abril o sempre aguardado Fogo de Bonecos, uma tradição única do Senhor de Matosinhos que remonta ao século XIX.
