
17.ª edição conta com nomes como Sérgio Godinho, Inês Pedrosa, Carlos Magno, Rosa Alice Branco, Minês Castanheira, Rui Lage, Vasco Gato, Pedro Eiras e Claudia Lucas Chéu
A Festa da Poesia teve início ontem na Biblioteca Municipal Florbela Espanca com a performance musical e poética intitulada "Boca Em Flor", com Ana Celeste Ferreira e os formandos deste laboratório poético que decorreu entre os meses de novembro e dezembro, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca. A performance musical contou também com Ricardo Caló como convidado especial.
Seguiu-se o lançamento do livro “O Poeta Faz-se” vol. 2, uma obra que é o resultado da oficina poética promovida no âmbito do Plano Municipal de Leitura de Matosinhos, pela Biblioteca Municipal, junto dos formandos do projeto + Literacia da ADEIMA (Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos) e que ensina, desde 2020, adultos em processo de aprendizagem de leitura e escrita a fazer poesia. Juntaram-se a estes textos obras visuais desenvolvidas pelos formandos e por MAZE, artista visual, poeta e rapper dos Dealema.
A apresentação da obra esteve a cargo do vereador da Cultura da Câmara de Matosinhos, Fernando Rocha, e da presidente da ADEIMA, Lurdes Queirós. A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, marcou presença nestas iniciativas de arranque da 17ª edição da Festa da Poesia.
Hoje e amanhã, a poesia também será celebrada com sessões de leitura e declamação. Isaque Ferreira, João Rios e Rui Spranger vão espalhar «Poesia Maldita» nas escolas do concelho, estabelecimentos prisionais e na biblioteca municipal Florbela Espanca.
Ainda hoje, poderá assistir à mostra bibliográfica “Grande Poetas para pequenos leitores - de Manuel António Pina a Sérgio Godinho» no espaço infantil da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, local que também acolherá, pela manhã, a «Poesia para miúdos, declamada por graúdos» e poemas musicados com as convidadas Maria José Santos e Isabel Caselha (piano). Pelas 15h00, «Poesia de Cor» trará ao espaço da biblioteca a leitura dramatizada de poemas infantis por Sarah Luz.
Seguir-se-á a oficina de escrita criativa – «Cartas para jogar e rimar» e, pelas 18h, a Festa vai continuar a abraçar a poesia com os poetas Rosa Alice Branco, Minês Castanheira e Vasco Gato a juntarem-se para abordar os «Deslimites da Palavra» enquanto poetas numa conversa a não perder, com moderação de Rute Marinho.
A Festa da Poesia continuará sábado, 10 de dezembro, com vários momentos altos:
Programa completo em https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/festa-da-poesia-18
















