Encerramento da 16.ª edição marcado pela homenagem a Ana Luísa Amaral e pela apresentação do livro “Viajar com Florbela Espanca”
A 16.ª edição da Festa da Poesia terminou ontem com momentos únicos de conversas, com uma homenagem e com um lançamento de livro, ficando a promessa do regresso no próximo ano com uma programação única naquele que é um dos maiores eventos nacionais dedicados à poesia.
A tarde começou com Capicua, Francisca Camelo e Miguel-Manso a trocarem opiniões sobre a poesia portuguesa contemporânea, numa conversa moderada por Sérgio Almeida. Seguiu-se a homenagem a Ana Luísa Amaral, que contou com a participação de Isabel Pires de Lima, Rosa Maria Martelo e Rute Marinho. Ana Luísa Amaral recebeu recentemente o prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana, atribuído pelo Património Nacional Espanhol e pela Universidade de Salamanca. Considerado um dos mais importantes prémios de poesia no mundo, o galardão, com 30 anos de existência, foi entregue pela Rainha Sofia de Espanha. Ana Luísa Amaral é a terceira autora portuguesa a receber este prémio, depois de Sophia de Mello Breyner Andresen (2003) e Nuno Júdice (2013). A escritora tem uma ligação umbilical com Leça da Palmeira, como de resto, lembrou, em 2015, quando, por altura do 41.º aniversário do 25 de abril, foi distinguida pela Câmara Municipal de Matosinhos com a Medalha de Mérito Dourada. Ana Luísa Amaral nasceu em Lisboa em 1956. Aos nove anos, deixou Sintra e foi viver para Leça da Palmeira, onde reside até hoje. Em 2018, a par de Richard Zimler, Ana Luísa Amaral apadrinhou o Plano Municipal de Leitura de Matosinhos que, no ano passado, foi distinguido com o Prémio Ler+ do Plano Nacional de Leitura. O lançamento do livro “Viajar com Florbela Espanca” marcou o encerramento da 16.ª edição da Festa da Poesia. A apresentação esteve a cargo do autor da obra, José Carlos Seabra Pereira, e contou com a presença do Vereador da Cultura do município de Matosinhos, Fernando Rocha e da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro.