
Encontros com poetas e músicos, performances de poesia, lançamentos de livros música, oficinas e ateliês vários fizeram parte da programação
O mês de dezembro em Matosinhos é sinónimo de Festa da Poesia. Contando já com doze edições, esta é uma das mais bem sucedidas iniciativas da Câmara Municipal de Matosinhos que nos reserva, ano após ano, surpresas e encontros marcantes com a poesia, com a palavra, com os escritores.
A Câmara Municipal de Matosinhos voltou assim a assinalar o dia 8 de dezembro, como uma forma de homenagear Florbela Espanca, no dia em que se celebra o seu nascimento e morte, organizando mais uma edição da Festa da Poesia. Uma edição que encerrou em clima de festa e que se fez de atividades distintas, dirigidas a todos os munícipes e distribuídas por vários espaços do concelho, com a Biblioteca Municipal Florbela Espanca no foco das operações poéticas.
Refira-se que desde 2005 que a Câmara Municipal de Matosinhos, através da sua biblioteca, rende homenagem a esta autora, à sua poesia e à poesia em geral, através de várias atividades como encontros com poetas, lançamentos de livros, concertos de música, diversas exposições, performances de poesia, entre outras atividades que contribuem para levar a poesia ao maior número de pessoas possível.
No dia 8 de dezembro, o programa da Festa da Poesia permitiu uma vez mais o debate de ideias, a partilha de momentos e de conhecimentos em torno da poesia, tendo estado em destaque a poesia feita livro.
Assim, pelas 15h00, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca acolheu a apresentação do livro «Viajar com... Luísa Dacosta», uma publicação que integra a coleção “Viajar com… Os Caminhos da Literatura”, da responsabilidade da Direção Regional da Cultura do Norte. Fernanda Araújo, da Direção Regional de Cultura do Norte, marcou presença nesta apresentação que contou ainda com a participação do Vereador da Cultura da autarquia, Fernando Rocha.
Ainda na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, seguiu-se, pelas 15h45, a iniciativa “os poemas que te direi”, um diálogo poético, com leitura de poemas, poesia, amor e cumplicidade e que teve como convidados Manuel Alberto Valente e Maria do Rosário Pedreira.
A tarde em torno da poesia continuou pelas 16h45, pondo no papel e à disposição dos leitores portugueses a literatura que se faz hoje do lado de lá do oceano, com o lançamento do livro «Naquela Língua - Cem poemas e alguns mais – Antologia da novíssima da poesia brasileira» com os convidados Luca Argel e Mariano Marovatto e com a presença de Francisco José Viegas.
A Biblioteca Municipal encerrou a tarde, pelas 17h30, com Poemas no Quarto Escuro. Apelando ao poder da palavra e potenciando esse poder, este espetáculo, que contou com Alexandra Gonçalves, Miguel Guedes, Sónia Balacó, Jaime Rocha como convidados, é um espetáculo onde se pretende uma experiência sensorial através da palavra dita.
A Festa da Poesia 2016 terminou a edição deste ano, pelas 21h30, no Auditório da Junta de Custóias com a performance poética «Florbela» que teve como convidado Onofre Varela.
Para o ano, fica a promessa de ainda mais e melhor Festa da Poesia. Um patamar difícil, dada a elevada qualidade da programação, mas que a Câmara Municipal de Matosinhos se propõe sempre alcançar.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
