
Casamento do Rei D. Fernando e Dona Leonor Telles no Mosteiro de Leça do Balio
Foram muitas as atrações e recriações que levaram a que a zona envolvente ao Mosteiro de Leça do Balio se enchesse ontem de visitantes. O lançamento do livro de Joel Cleto “Mosteiro de Leça do Balio: a história de um famoso casamento” foi um dos pontos altos do programa de ontem da Feira Medieval tendo contado com a presença do Vice-Presidente, Fernando Rocha. Contudo, as visitas guiadas ao Mosteiro, os ateliers para crianças, a música de época e um programa intenso de atividades são motivos de atração a Leça do Balio.
Para hoje, domingo, a recriação do real casamento medieval volta a ser um dos pontos altos daquela que é uma das mais importantes reconstituições históricas que se produzem em Portugal, os Hospitalários no Caminho de Santiago, iniciativa que cruza a memória e a animação numa festa que todos os anos atrai a Matosinhos milhares de visitantes. O programa, tal como vem sendo hábito, proporciona uma autêntica viagem no tempo, permitindo recuar quatrocentos anos e aterrar num ambiente em que não faltam os cavaleiros, os saltimbancos, os encantadores de serpentes e os guerreiros terçando armas em valorosos combates de capa e espada.
El-Rei D. Fernando chega hoje a Leça do Balio, sendo recebido em ambiente de festa para a realização do seu casamento com Dona Leonor Telles, naquele que terá sido o primeiro casamento romântico da monarquia portuguesa.
D. Fernando anula o casamento a que D. Leonor, cognominada “a Aleivosa”, se encontrava vinculada e, contrariando o descontentamento do povo e reprimindo violentamente os seus protestos, enamorado, toma-a como sua esposa no Mosteiro de Leça do Balio, em 1372.
Contra a opinião de muitos nobres e poderosos do reino, D. Fernando torna D. Leonor Rainha de Portugal e atribui-lhe dote e regalias, seguindo-se o beija-mão pela clerezia e fidalguia.
Muitos anos depois, o polémico matrimónio – que esteve na origem da crise de 1383-1385 – volta a ser reconstituído no encerramento da 12ª edição da feira medieval “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, que encerrará com um espetáculo de malabarismo com fogo no Largo Mosteiro, pelas 22h00.
Nuno Janeiro e Diana Marquês Guerra vão encarnar D. Fernando e Dona Leonor Telles na recriação histórica que acontece hoje, 10 de setembro, pelas 16h30, junto ao Mosteiro de Leça do Balio.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
