
A maior edição de sempre da FAMA conta 111 stands de todo o país e pode ser visitada até 23 de Dezembro.
Tal como vem sendo habitual, a Câmara Municipal de Matosinhos promove, nesta altura do ano, a FAMA- Feira de Artesanato de Matosinhos.
Motor de desenvolvimento a várias escalas, o artesanato é hoje oficialmente reconhecido pelo seu enorme potencial e pela visibilidade dos seus impactos, directos e indirectos, na economia local. No artesanato podem ser reconhecidas oportunidades de legitimação e reconhecimento social e artístico, pela possibilidade de divulgação e promoção dos produtos da região e pela hipótese de contribuir para o reforço da capacidade de atracção do território e, ao mesmo tempo, alargando o seu potencial turístico.
A edição de 2010 é a maior de sempre, com 111 stands de todo o país, criados a pensar na revitalização das artes e ofícios artesanais. Presente na inauguração, dia 8 de Dezembro, esteve o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, acompanhado do Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, e do Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
Quem visitar a FAMA poderá apreciar e adquirir produtos de áreas tão diferentes como calçado, acessórios de moda e peças decorativas em couro, trabalhos em arame, trabalhos em raízes e galhos de árvores, peças decorativas, peças de mobiliário, brinquedos, jogos e quebra-cabeças em madeira, louças típicas de Fornos de Algodres e de Alcobaça, rendas de file, bordados típicos de várias regiões do país, passadeiras feitas em tear, vidros, filigrana, peças decorativas e utilitárias em ardósia, mármore e calcário, brinquedos tradicionais em madeira e em chapa, cerâmica figurativa, arte sacra, camisolas em 100% lã ou 100% algodão, sabonetes naturais, esculturas em cascas de ovos, produtos típicos de Vilar de Perdizes, da região Autónoma da Madeira e dos Açores, doçaria conventual, doçaria tradicional de Santa Maria da Feira, Ovar, Santo Tirso e Torre de Moncorvo, enchidos, mel e licores tradicionais, acessórios de moda e bijutaria, trabalhos feitos em escamas de peixe, cascas de alhos e de cebolas.
Haverá ainda uma tenda para demonstrações de trabalho ao vivo para os mais pequenos, onde poderão efectuar algumas pinturas e trabalhados para que a divulgação do artesanato tradicional seja cada vez maior.
No Parque Basílio Teles, bem no coração da cidade, é possível visitar a FAMA até ao dia 23 de Dezembro, das 10h00 às 19h30, incluindo fim-de-semana, e fazer em Matosinhos as suas compras de Natal, contribuindo, desta forma, para a continuidade do comércio tradicional.

